Filarmônica de Minas Gerais e Grupo Corpo se unem para o balé ‘Estância’

por Redação CONCERTO 31/07/2023

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o Grupo Corpo se encontram nos dias 3, 4 e 5 no palco da Sala Minas Gerais para realizar a estreia no Brasil do balé Estância, criado por Rodrigo Pederneiras sob encomenda da Filarmônica de Los Angeles.

O balé teve estreia mundial no dia 18 de julho, nos Estados Unidos, com regência do maestro Gustavo Dudamel, responsável pela encomenda da coreografia. A apresentação aconteceu no Hollywood Bowl, palco de verão da filarmônica. 

Estância foi composto por Alberto Ginastera em 1941, como um balé que evoca a paisagem dos pampas e exalta o modo de vida gauchesco. Partiu de uma encomenda do empresário americano Lincoln Kirstein (1907-96) para uma companhia de dança itinerante que se desfez antes da estreia da peça, ocorrida somente em 1952, com o Ballet do Teatro Colón. 

A versão de Rodrigo Pederneiras foge de qualquer intenção narrativa. “Não queria contar uma história de amor que se passa em um dia na fazenda. A música é muito forte, segue em um crescendo, e fiz um trabalho abstrato para aproveitar essa potência”, explicou o coreógrafo à jornalista Amanda Queirós em texto publicado na edição de julho da Revista CONCERTO.

Além de Estância, o espetáculo terá a coreografia Dança sinfônica, criada em 2015 para celebras os 40 anos do Grupo Corpo. A música, de Marco Antonio Guimarães, foi gravada na ocasião pela filarmônica – que agora a apresenta pela primeira vez ao vivo. A regência será do maestro Fabio Mechetti.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Dança sinfônica, por Amanda Queirós [acesso exclusivo para assinantes]
Crítica Em ‘A raposinha astuta’, uma realidade fantástica... ou seria uma fantasia realista?, por João Luiz Sampaio
Entrevista Alondra de la Parra: “Não sou uma regente, mas uma artista que se especializou na regência”, por Camila Fresca

Cena do balé 'Estância', do Grupo Corpo [Divulgação/José Luiz Pederneiras]
Cena do balé 'Estância', do Grupo Corpo [Divulgação/José Luiz Pederneiras]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.