O maestro e pianista argentino Daniel Barenboim anunciou a interrupção da carreira nos próximos meses por conta de problemas de saúde. Em uma mensagem publicada ontem, dia 4, em suas redes sociais, ele afirmou sofrer de “uma séria doença neurológica”.
“É com um misto de orgulho e tristeza que anuncio hoje que estou me afastando de algumas de minhas atividades, principalmente como maestro, nos próximos meses. Minha saúde se deteriorou nos últimos meses e fui diagnosticado com uma grave doença neurológica. Devo me concentrar o máximo possível no meu bem-estar físico”, diz o comunicado.
“A música sempre foi e continua sendo uma parte essencial e duradoura da minha vida. Eu vivi toda a minha vida através da música e continuarei a fazê-lo enquanto minha saúde permitir. Olhando para trás e para a frente, não estou apenas contente, mas profundamente realizado”, completa.
It is with a combination of pride and sadness that I announce today that I am taking a step back from some of my performing activities, especially conducting engagements, for the coming months. pic.twitter.com/1LlqaETNzG
— Daniel Barenboim (@DBarenboim) October 4, 2022
A saúde de Barenboim, de 79 anos, vinha sendo tema de especulações nos últimos meses. Em fevereiro, ele passou por uma cirurgia na coluna e, pouco depois de retornar às atividades, voltou a se afastar por conta de “problemas circulatórios”.
Durante apresentação no Festival de Salzburgo, em agosto, o maestro aparentou dificuldades para reger, notadas pela crítica internacional. Em seguida, Barenboim anunciou que não regeria a nova produção do Anel de Wagner na Ópera Estatal de Berlim, da qual é diretor.
Na noite de ontem, o maestro foi homenageado pela revista inglesa Gramophone com o Lifetime Achievement Award, mas não pode comparecer à premiação.
Ainda este mês, a EuroArts deve lançar uma gravação dos cinco concertos para piano e orquestra de Beethoven, com regência e solos de Barenboim à frente da Staatskapelle Berlim. O registro dá início às celebrações pelo aniversário do músico, que completa 80 anos em novembro.
Leia também
Notícias Metropolitan de Nova York cria serviço de streaming para produções antes limitadas aos cinemas
Notícias Conheça a programação de outubro do Digital Concert Hall; leitores do Site CONCERTO têm desconto
Notícias Filarmônica de Minas Gerais celebra 15 anos de existência em nova temporada
Crítica Um ‘O amor das três laranjas’ fluente, divertido e com grande elenco, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.