O pianista Fabio Martino é o solista do concerto que a Orquestra Sinfônica Heliópolis faz neste domingo, dia 12, no Auditório Ibirapuera, com transmissão ao vivo.
Ele será o solista na Rhapsody in blue, de Gershwin, em um programa todo dedicado à música norte-americana que inclui ainda a abertura de Candide, de Leonard Bernstein. A regência é de Edilson Ventureli.
Gershwin escreveu a peça, “um concerto de jazz”, sob encomenda do bandleader Paul Whiteman para ser apresentada em um concerto batizado de “Uma experiência de Música Moderna”, no Aeolian Hall de Nova York em 1924.
A obra foi escrita em apenas cinco semanas – segundo Ira Gershwin, irmão do compositor, ele havia se esquecido da encomenda e foi lembrado do compromisso ao ler um anúncio no jornal a respeito da apresentação.
Ainda assim, a Rhapsody in blue, que une o jazz à linguagem da música clássica, tornou-se uma das mais importantes e interpretadas obras do autor.
Da mesma forma, a abertura de Candide ganhou lugar nas plataformas de concertos mesmo antes que a opereta se estabelecesse como um todo: uma mistura de versões e revisões no texto e na música fizeram com que a obra, uma comédia de tom político satírico, demorasse para encontrar espaço no repertório do século XX.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Funarte abre inscrição de obras para a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Notícias Com festival, Guarulhos busca se afirmar como polo de óperas
Notícias Instalação ‘Deposição’ levará música à Bienal Internacional de São Paulo
Entrevista Alessandra Costa, diretora-executiva da OS Sustenidos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.