Festival Ilumina realiza apresentações na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 09/01/2024

O Ilumina, festival criado pela violista norte-americana Jennifer Stumm e que acontece anualmente em uma fazendo no interior de São Paulo, faz as suas apresentações de encerramento nesse final de semana, na Sala São Paulo. A temática desta edição é “Cores” e explora o mundo visual por meio da música. Conforme o material de divulgação, “explorando a sinestesia, a programação é fundamentada na música popular e clássica brasileira”. Influenciado pelas Quatro estações de Vivaldi, “o palco ganha vida com uma série de imagens que dedicam-se à entrega de uma experiência sensorial memorável”.

O festival Ilumina reúne quarenta destacados artistas de 13 países do mundo. Entre os brasileiros, despontam o spalla Emmanuele Baldini e o primeiro contrabaixista Pedro Gadelha, ambos da Osesp. 

As apresentações encerram um período de uma semana de imersão artística dos músicos profissionais e de jovens bolsistas na Fazenda Ambiental Fortaleza. Antes dos concertos da Sala São Paulo, o festival promoveu concertos na Serra do Cigano e na própria Fazenda Ambiental Fortaleza, além de apresentação no Teatro Municipal de Mococa.

“O Ilumina existe sempre como uma provocação – para o mundo, para nosso público e especialmente para nós mesmos como artistas. Devemos aceitar que a maior parte do talento do mundo é ignorada e ótimas ideias são perdidas? Devemos esperar, na música clássica, as mesmas maneiras antiquadas de fazer as coisas? Temos pessoas radicalmente diferentes de nós em nossas vidas, em nossas escolas, escritórios, em nossas mesas de jantar? A arte deve ser um prisma que desintegra os padrões cansados do mundo e nos encoraja a ver de novas maneiras” comenta a fundadora Jennifer Stumm.

Clique aqui para detalhes do Roteiro Musical.

Apresentação do Ilumina em fazenda na Serra do Cigano, em Caconde (reprodução Facebook Ilumina)
Apresentação do Ilumina em fazenda na Serra do Cigano, em Caconde (reprodução Facebook Ilumina)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.