Na quarta-feira, 26, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo toca no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Com Cláudio Cruz na regência e no violino, a orquestra interpreta o Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61, de Beethoven, e completa o programa com Don Juan op. 20, de Strauss, com representação no dia 27.
Beethoven escreveu seu único concerto para violino em 1806. A peça inicia com um motivo rítmico de quatro notas realizadas pelo tímpano e chama atenção pelo segundo movimento, em que orquestra e solista alternam ao longo de dois temas com variações. A obra termina com um tema de caça introduzido pelo solista no terceiro movimento, que alterna com episódios contrastantes.
Don Juan op. 20 foi o segundo poema sinfônico composto por Strauss. Em 1888, o compositor de então 24 anos se baseou no poema de Nikolaus Lenau para retratar musicalmente a história do personagem, que morre em um duelo após fracassar em sua busca por uma mulher ideal.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Ladrões invadem casa de Elisa Fukuda e roubam violinos
Notícias Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais lança cartilha “Cultura como Política de Estado”
Crítica Um ‘Réquiem’ de Verdi profundamente humano, por João Luiz Sampaio
Crítica Com Clélia Iruzun e o quarteto I Musicanti, a música de câmara brasileira vive, por João Marcos Coelho
Crítica ‘Missa’ de Bach tem ótima apresentação no Cultura Artística, por Nelson Rubens Kunze
Opinião A Odisseia, Demódoco e a música, Por Nelson Rubens Kunze
Dança em Diálogo Dança e literatura: a potência da materialização do imaginário em cena, por Natália Samarino
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.