Guido Sant'Anna toca ‘Concerto para violino’ de Brahms com a Ospa

por Redação CONCERTO 02/07/2022

O violinista Guido Sant’Anna, que despontou no cenário ao ser premiado na Menuhin Competition, será o solista do primeiro concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em julho, neste sábado, dia 2. Ele vai apresentar o monumental Concerto para violino de Brahms.

“A peça pode apresentar um lirismo que soa espontâneo, mas Brahms suava em cada compasso. Pois estava consciente de seu lugar no que ele considerava a grande tradição da música alemã, uma tradição que remontava aos séculos XVII e XVIII e à obra de Heinrich Schütz e Johann Sebastian Bach. Junto com Mozart, Haydn e Beethoven, eles deixaram um legado. Brahms absorveu esse legado, mas também o sentiu como um desafio. Se você não pode adicionar à tradição, se você não pode levá-la adiante, por que se preocupar?”, escreveu o pesquisador Larry Rothe sobre a peça.

E continuou, destacando um dos aspectos mais originais do concerto: “Se Brahms, o sinfonista, é aparente na sólida arquitetura do concerto, o mesmo ocorre com Brahms, o compositor de canções”.

O programa tem ainda a Sinfonia nº 2 do compositor. A regência é de Mischa Santora. Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

O violinista Guido Sant'anna durante ensaio na Casa da Ospa [Divulgação]
O violinista Guido Sant'anna durante ensaio na Casa da Ospa [Divulgação]

Prepare-se

Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre segue para Buenos Aires, onde fará concerto especial no dia 10 no Teatro Colón com seu diretor artístico Evandro Matté.

No dia 16, assume o grupo o italiano Evelino Pidò, maestro que tem marcado presença nos principais teatros do mundo, como o Metropolitan de Nova York, Ópera de Munique e Staatsoper de Viena. 

Ele vai reger a cantata L’enfant prodigue, de Debussy, tendo como solistas a soprano Rosana Lamosa, o tenor Dario Schmunck e o barítono Alfonso Mujica. Em seguida, Pidò comanda a Ospa na Sinfonia de César Franck.

Matté volta a assumir o pódio no dia 23, para programa dedicado ao jazz com a cantora Tia Caroll e o pianista Luciano Leães.

Leia também
Notícias
 Pianista Jan Lisiecki toca com Osesp, faz recital e abre Festival de Campos do Jordão
Notícias Jeri Lynne Johnson rege concerto de Philip Glass no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Filarmônica de Minas Gerais anuncia primeira turnê europeia
Notícias Discos recuperam raridades musicais luso-brasileiras do século XIX

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.