O violinista austríaco Dominik Hellsberg será o solista da apresentação que a Orquestra Sinfônica Heliópolis faz nesta quarta-feira, dia 10, no Teatro Arthur Rubinstein do Clube Hebraica. A regência é do titular Isaac Karabtchevsky.
Hellsberg, nascido em 1982, tendo lançado suas primeiras gravações aos 15 anos, vai interpretar o Concerto para violino nº 5, de Mozart, batizado de “Turco”.
Steve Lacoste, da Filarmônica de Los Angeles, ajuda a colocar o concerto no contexto da produção de Mozart, ou seja, no ano de 1775, quando entre abril e dezembro ele escreveu cinco peças do gênero.
“Nesses cinco concertos para violino, como em grande parte da música que Mozart compôs durante seu período de aprendiz, suas primeiras tentativas parecem tateantes até que ele assimilou completamente o material e ganhou o domínio completo da forma. É o caso dos dois primeiros concertos, K. 207 e 209, onde predominam as características barrocas e rococós. Mais uma vez, as obras de compositores como Nardini, Boccherini (1743-1805) e Tartini fornecem os modelos para esses dois concertos. Mas, como sempre, Mozart deveria transcender os limites desses modelos", escreve.
"Isso se dá especialmente em seu Concerto para violino nº 5, onde Mozart demonstra grande imaginação em sua experimentação, com andamentos flutuantes e compassos diversos em movimentos únicos. Tal liberdade no manuseio do material expressa não apenas uma originalidade de forma, mas também o conhecimento e domínio de Mozart dos estilos italiano e francês, uma demonstração de seu cosmopolitismo aos 19 anos!"
O programa tem ainda duas peças de Tchaikovsky: Valsa das flores e Capricho italiano.
Outro grupo do Instituto Baccarelli também faz concerto em agosto: no dia 21, no Auditório do Masp, a Orquestra Juvenil Heliópolis e o maestro Paulo Galvão apresentam obras de Tchaikovsky e Mendelssohn.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Violonista Gabriele Leite ganha prêmio da Manhattan School of Music
Notícias Universidade Federal do Paraná abre inscrições para curso superior em luteria
Notícias Grupo Corpo abre temporada do segundo semestre com apresentações em São Paulo
Crítica O encanto das cordas, em duo e trio, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.