Osesp inicia turnê nos Estados Unidos com regência de Marin Alsop

por Redação CONCERTO 10/10/2022

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz nesta segunda-feira, dia 10, em Kansas City, o primeiro concerto de sua nova turnê pelos Estados Unidos, com quatro apresentações.

Os destaques da viagem são os dois concertos no Carnegie Hall de Nova York, uma das principais salas de concerto do mundo. No dia 14, a Osesp, sob regência de Marin Alsop, participa do Festival Internacional de Orquestras promovido pelo teatro novaiorquino, que este ano também recebe grupos como as filarmônicas de Berlim, Viena e Helsinque.

Na ocasião, será apresentado um programa com Sheherazade, de Rimsky-Korsakov, e, de Villa-Lobos, o Prelúdio das Bachianas brasileiras nº 4, o Concerto para harmônica e orquestra (com solos de José Staneck) e os Choros nº 10 – Rasga Coração (com a participação do Coro da Osesp). 

Já no dia 15, também no Carnegie Hall, será apresentado o programa Floresta Villa-Lobos, em que serão tocadas obras de Clarice Assad, Edino Krieger, Almeida Prado, Villa-Lobos, Marco Antônio Guimarães, Philip Glass e Tom Jobim. Além do Coro da Osesp, participam a pianista Olga Kopylova e soprano Camila Titinger.

“É ao mesmo tempo um privilégio e uma honra introduzir a Osesp para o público de Nova York, e com esses dois programas maravilhosos. Entre 2012 e 2019, durante meu período como diretora musical e regente titular da orquestra, fui encarregada de ampliar a atenção do mundo para a Osesp, uma missão que continuo exercendo, agora como regente de honra. E estar no Carnegie Hall é o passo definitivo para consolidar esse objetivo”, afirma Marin Alsop.

Durante Floresta Villa-Lobos, será exibida uma projeção multimídia especialmente concebida pelo curador e artista visual carioca Marcello Dantas. Sua proposta, ele explica, “nasce da música, aquela que tem sua inspiração na floresta tropical e no ecossistema brasileiro”. “São imagens que, na companhia da música, podem sugerir tantas outras formas de enxergar o Brasil e nossa biodiversidade”, diz.

Floresta Villa-Lobos também será apresentado no dia 12, no The Music Center at Strathmore, em North Bethesda. Já no dia 10, no Helzberg Hall, de Kansas City, a orquestra toca o outro programa da turnê, mas sem os Choros nº 10

Leia também
Opinião
 Na Sala São Paulo, Osesp prepara viagem que tem tudo para fazer história, por Camila Fresca
Notícias Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Notícias Theatro São Pedro abre edital para o segundo Atelier de Composição Lírica
Notícias Trio Eggner toca Haydn, Beethoven e Brahms na Sala São Paulo

Orquestra faz duas apresentações no Carnegie Hall, em Nova York [Divulgação]
Orquestra faz duas apresentações no Carnegie Hall, em Nova York [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.