Site CONCERTO publica textos do curso ‘Jornalismo cultural e a crítica de artes no Brasil’ do Sesc SP

por Redação CONCERTO 07/08/2020

Com curadoria de Claudia Toni e coordenação de Camila Fresca, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP promoveu, entre abril e julho de 2020, o curso Jornalismo cultural e a crítica de artes no Brasil. O objetivo foi o de “fomentar e fortalecer a prática da crítica cultural voltada às artes da performance – teatro, dança, música clássica e popular”. Inicialmente previsto para ser realizado presencialmente, o evento acabou, em razão da pandemia da Covid-19, sendo realizado de forma on-line. 

O programa, voltado para estudantes universitários e jovens profissionais da área de ciências humanas e artes, incluiu palestras, aulas, laboratórios e workshops com alguns dos mais destacados profissionais brasileiros.

Na área da música clássica, os workshops foram dirigidos pelo jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo. 

Em uma parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o Site CONCERTO publica os principais textos produzidos no curso:

A estudante de jornalismo Larissa Mariano abordou a presença negra na música clássica a partir de uma entrevista com a contrabaixista e professora da Universidade Federal de Goiás Sonia Ray. 

Jornalista e pianista, Ana Cursino Guariglia comentou a ópera cinemática Liquid Voices, de Jocy de Oliveira.

Lennon Strabelli, regente, entrevistou a violonista Gabriele Leite, que está com viagem marcada para os Estados Unidos, onde vai realizar seu mestrado na Manhattan School of Music. 

E Danilo Ávila escreveu a respeito de duas gravações de Aurora, de Almeida Prado: a do próprio compositor, com regência de Eleazar de Carvalho, e a da pianista Sônia Rubinsky com o maestro Fabio Mechetti.

Leia os textos aqui.

Jornalismo cultural
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.