Espetáculo ‘Grão da Voz’ celebra o canto com o sopranista Bruno de Sá

por Redação CONCERTO 03/10/2024

O Theatro São Pedro abre a programação de outubro com Grão da voz, idealizado e dirigido pela pesquisadora e musicóloga Ligiana Costa. O espetáculo (dias 4, 6, 11 e 13) foi concebido para o sopranista brasileiro Bruno de Sá, que tem construído carreira importante no cenário europeu e encerra, assim, um período de três anos de residência em São Paulo.

Grão da voz reúne árias e cenas de óperas de diferentes épocas, unidas pela dramaturgia de Sofia Boito. A direção musical é de André dos Santos e Roberto Alencar assina as coreografias. “Não há narrativa linear. Grão da voz é uma viagem poética. A proposta não é contar uma história, mas entrar no universo da voz”, explica Ligiana Costa em entrevista à Revista CONCERTO de outubro [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].

O repertório abrange desde a ária Casta Diva, de Bellini, até a canção Die Nachtigall, de Alban Berg, com várias das obras rearranjadas em parceria com Juliana Ripke. “Ficamos um ano trocando áudios, vídeos, ideias. Grande parte do repertório eu cantarei pela primeira vez, e está sendo um desafio. Estou muito empolgado”, contou Bruno de Sá.

"A principal referência, para Ligiana Costa, foi o espetáculo Faust [working title]. Concebido pela cenógrafa e dramaturga Lisenka Castañón, com quem Costa teve a oportunidade de trabalhar posteriormente, o espetáculo foi estreado em 2020 pela Ópera Holandesa, com direção musical de Manoj Kamps. Se no Fausto de Lisenka Castañón o princípio norteador foi a obra de Goethe, Grão da voz de Ligiana Costa preocupa-se em mostrar o universo da voz, abordado não apenas a partir de suas características próprias, mas também de seus papéis ao longo da história. Trata-se de uma reverência à voz e à ópera, que, além de intrinsecamente ligadas, estão no centro dos estudos de Costa, especialista em ópera barroca e também cantora", escreve a jornalista Ana Cursino Guariglia.

Bruno de Sá estará acompanhado no palco de outros quatro cantores, todos membros da Academia de Ópera do Theatro São Pedro: a soprano Débora Neves, a mezzo Laleska Terzetti, a baritonista Ariel Bernardi e o tenor Wilian Manoel. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O sopranista Bruno de Sá caracterizado para o espetáculo 'Grão da Voz' [Divulgação/Íris Zanetti]
O sopranista Bruno de Sá caracterizado para o espetáculo 'Grão da Voz' [Divulgação/Íris Zanetti]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.