#ÓperaHoje: Para profissionais, valorização da atividade jornalística ajuda o meio musical

por Redação CONCERTO 28/10/2020

A nona mesa do webinar #ÓperaHoje, promovido pela Fundação Clovis Salgado, abordou o estado atual do jornalismo especializado na música clássica e na ópera. 

Participaram do debate, realizado no dia 18, os jornalistas Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, Luciana Medeiros, Sergio Reis e Sidney Molina. A mediação foi de João Luiz Sampaio, editor-executivo da Revista CONCERTO.

Webinar #OperaHoje - mesa jornalismo

Diversos temas foram colocados pelos participantes. Camila Fresca chamou atenção para os desafios e possibilidades que a internet trouxe para a atividade jornalística: de um lado, a quebra do monopólio de opinião, antigamente restrito à chamada grande imprensa; de outro, a dificuldade de encontrar modelos de negócio que permitam a realização do trabalho jornalístico. Luciana Medeiros também abordou o tema, mostrando como nos últimos anos a redução de equipes dedicadas à cobertura cultural fez com que o jornalismo nessa área sofresse um golpe profundo.

Irineu Franco Perpetuo, por sua vez, mostrou que não há como pensar o jornalismo cultural à margem do próprio meio cultural, que hoje passa por constantes ataques dos governos, em suas esferas federal, estadual e municipal. E Sidney Molina tentou mostrar os desafios que a crítica enfrenta hoje em um contexto de poucas apresentações, a maior parte delas na internet, e o que se coloca à frente para o trabalho do jornalista.

Sergio Rodrigo Reis colocou a expectativa de que, à medida em que o fenômeno das fake news se torna conhecido das pessoas, volte a haver uma valorização do jornalismo profissional. Nesse sentido, foi colocada também uma discussão ampla, com todos os participantes, a respeito da importância da crítica e do jornalismo especializado como fundamental para um meio musical mais democrático e saudável. 

Veja abaixo o vídeo completo do debate.

 

Confira a cobertura completa da Temporada de Ópera da Fundação Clóvis Salgado.

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.