11º Festival Musimagem tem palestras, cursos e apresentações que tratam da música para audiovisual

por Redação CONCERTO 14/09/2025

Evento idealizado por Marcos Souza é dedicado às trilhas sonoras e é realizado em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP

Acontece em São Paulo a partir do dia 16 de setembro, a 11ª edição do Festival Musimagem 2025. O evento é dedicado às trilhas sonoras de obras audiovisuais das Américas e será realizada em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). A programação contempla cursos, palestras e debates gratuitos, assim como concertos e eventos extras, que fazem parte das comemorações dos 60 anos da ECA-USP.

“É com grande satisfação que anunciamos a parceria do festival com a Universidade de São Paulo (USP), instituição que, por meio da ECA e do Departamento de Música, tem demonstrado um trabalho notável no campo do audiovisual. Estamos muito felizes em realizar este evento na cidade de São Paulo em um local que sempre almejamos e oferecer aos estudantes a oportunidade de explorar o universo da trilha sonora”, disse Marcos Souza, compositor, produtor de trilhas sonoras e idealizador do Festival Musimagem.

O programa conta com três cursos gratuitos: “Estratégias composicionais em música para cinema” com o organista e compositor Felipe Radicetti na terça-feira (16); “Música para TV” com o pianista, compositor, arranjador e produtor musical Alberto Rosenblit na quarta-feira (17); e “Compondo com softwares gratuitos/Oficina sobre softwares livres para produção musical”, na quinta-feira (18), com o violonista, compositor, produtor e arranjador Zeh Netto.

Além dos debates e palestras, o festival também é marcado pelo concerto de abertura no dia 16, às 19h30, no Auditório Camargo Guarnieri, com a Orquestra Almai e o maestro e arranjador Alexey Kurkdjian Ogalla, apresentando trilhas nacionais e internacionais. No dia 18, às 19h30, é a vez do "Concerto Musimágicos – Trilhas nacionais" encerrar a programação. A noite também traz a entrega do Troféu Remo Usai ao músico Wagner Tiso, homenageado desta edição junto com a compositora de trilha sonora britânica Rachel Portman. 

Nos dias 20 e 21 de setembro acontece o encontro com o compositor pernambucano Mateus Alves, que fará uma análise de trabalho nos filmes “Bacurau” e “O Agente Secreto”. No domingo (21), a Orquestra Almai acompanha ao vivo uma sessão do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock, no Teatro B32.

O Festival Musimagem acontece em parceria com a União Brasileira dos Compositores (UBC), Abramus, Assim, do designer Maurizio Manzo, do site espanhol SoundtrackFest, do produtor Robert Townson, da Orquestra Almai do produtor Anselmo Mancini, e da ECA/USP, por meio de seu Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. 

Clique aqui para mais detalhes no Roteiro Musical.

Clique aqui para mais detalhes sobre a programação de cursos.

Outras informações pode ser obtidas no site do Musimagem (clique aqui para acessar).

Ilustração do Festival Musimagem (reprodução)
Ilustração do Festival Musimagem (reprodução)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.