André Mehmari vence o Grande Prêmio CONCERTO 2023 na votação do júri; conheça todos os ganhadores

por Redação CONCERTO 28/12/2023

O compositor e pianista André Mehmari venceu o Grande Prêmio CONCERTO 2023 na votação do júri especializado. Mehmari foi escolhido pelo seu trabalho como instrumentista e como autor – em 2023, ele estreou obras importantes, como a ópera O machete, baseada em Machado de Assis, no Theatro São Pedro de São Paulo.

Ele concorreu com o compositor Aylton Escobar e com a produtora Flavia Furtado, que foi escolhida para o Grande Prêmio CONCERTO na votação do público.

O Prêmio CONCERTO, atualmente em sua décima segunda edição, é debatido e escolhido por alguns dos principais críticos musicais do país: Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Luciana Medeiros, Márvio dos Anjos, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina. 

Cada jurado indicou três destaques por categoria, o que resultou em uma lista apresentada na reunião do júri, realizada no dia 27 de novembro. A partir dela, foram selecionados três indicados para cada categoria. Em seguida, houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores. A partir desta lista tríplice houve ainda a Votação do Público (veja aqui o resultado).

A vencedora na categoria Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera foi a montagem de Contos de Júlia, de Marcus Siqueira e Veronica Stigger, estreada no Festival de Música Erudita do Espírito Santo, com direção de Gabriel Rhein-Schirato e Julianna Santos. Também concorreram as produções de O contractador dos diamantes, de Francisco Mignone (Festival Amazonas de Ópera), e O guarani, de Carlos Gomes, (Theatro Municipal de São Paulo), que ficou com o prêmio do público.

Na categoria Música Orquestral, venceram as apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Festival de Inverno de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro. Elas foram regidas pelo maestro Fabio Mechetti e tiveram como solista o violoncelista Viktor Uzur. Os concertos também foram escolhidos pelo público a partir da lista tríplice que incluiu ainda apresentações da Orquestra Petrobras Sinfônica, com Neil Thomson e Cármelo de los Santos, e da Osesp, com Giancarlo Guerrero e Fabio Martino.

O vencedor da categoria Música de Câmara / Recital / Coral também foi o mesmo na votação do júri e do público, que escolheram a apresentação do baixo-barítono Bryn Terfel na Sala São Paulo ao lado da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e do maestro Carlos Moreno. Os outros concorrentes foram o conjunto Le Concert des Nations e o pianista Andràs Schiff.

A violonista Gabriele Leite foi escolhida pelo júri e pelo público na categoria Jovem Talento, na qual concorreu com o pianista Lucas Thomazinho e o compositor Rafael Marino Arcaro.

O prêmio de Inovação, pela escolha do júri, ficou com o Concurso de Canto Joaquina Lapinha, dedicado a cantores pretos, pardos e indígenas e realizado pelo Conservatório de Tatuí. Concorreram na categoria ainda o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro e a Orquestra Parassinfônica de São Paulo (escolhida do público). 

Por fim, a categoria CD / DVD / Livro premiou After a Dream, disco de música francesa do violoncelista Antonio Meneses e do pianista Cristian Budu, lançado pela Azul Music.

Os outros dois indicados foram Aylton Escobar – música brasileira contemporânea em concerto, do Núcleo Hespérides, e o disco da Osesp dedicado a obras e Almeida Prado, que foi escolhido pelo público.

Leia mais sobre os vencedores na edição de janeiro/fevereiro da Revista CONCERTO (clique aqui).

Observação importante: João Luiz Sampaio não participou da discussão e da votação do Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, uma vez que foi curador do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, onde foi apresentada a ópera Contos de Júlia. Da mesma forma, Nelson Rubens Kunze, diretor da CLÁSSICOS, que representa a Naxos no Brasil, não votou na categoria CD / DVD / Livro.

Leia também
Notícias 
Prêmio CONCERTO, retrospectiva e expectativas para 2024 são destaques da nova edição da Revista CONCERTO
Notícias Retrospectiva 2023: Nelson Rubens Kunze
Notícias Inhotim anuncia realização de Festival Internacional de Música
Notícias Orquestra Sinfônica do Espírito Santo terá série dedicada aos povos originários
Notícias Projeto Viva Cantar da Revista CONCERTO quer crescer em 2024

Prêmio CONCERTO 2023
Prêmio CONCERTO 2023

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.