Flavia Furtado vence o Grande Prêmio CONCERTO 2023 na votação do público; conheça todos os ganhadores

por Redação CONCERTO 18/12/2023

Flavia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera, venceu o Grande Prêmio CONCERTO 2023 na votação do público, realizada entre os dias 27 de novembro e 17 de dezembro no Site CONCERTO. 

Ela foi indicada pelo seu trabalho à frente do festival e pelo trabalho em prol do mercado da ópera no Brasil e obteve 1.010 votos, ou 43,2 % do total. Flavia concorria com os compositores André Mehmari e Aylton Escobar.

Ao todo, 6.149 pessoas participaram da votação, podendo escolher entre os três indicados pelo júri em cada uma das sete categorias. O resultado da votação do júri, composto por oito jornalistas e críticos musicais, será conhecido na edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO. 

A montagem de O guarani, de Carlos Gomes, encenada no Theatro Municipal de São Paulo, levou o Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera. A produção recebeu 1.693 votos, 44,8% do total, vencendo Contos de Júlia, do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, e O contractador dos diamantes, de Francisco Mignone, do Festival Amazonas de Ópera.

O público escolheu o concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais na Sala São Paulo, com Fabio Mechetti, Vikor Uzur e obras Édouard Lalo, Camille Saint-Saëns e Sergei Rachmaninov, na categoria Música Orquestral (1.325 votos, ou 45,9% do total). Também concorriam concertos da Orquestra Petrobras Sinfônica, com Neil Thomson e Cármelo de los Santos, e da Osesp, com Giancarlo Guerrero e Fabio Martino 

O recital do baixo-barítono Bryn Terfel na Sala São Paulo, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e Carlos Moreno, foi o vencedor na categoria Música de Câmara / Recital / Coral. Terfel recebeu 929 votos, 44,3% do total. O recital do pianista András Schiff e a apresentação do Le Concert des Nations também concorriam.

A violonista Gabriele Leite, com 1.223 votos (55% do total), venceu na categoria Jovem Talento, em que disputava com o pianista Lucas Thomazinho e o compositor Rafael Marino Arcaro.

A categoria Inovação teve como vencedora a Orquestra Parassinfônica de São Paulo (1.077 votos, 46,6% do total), indicada ao lado do Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro de São Paulo e do Concurso de Canto Joaquina Lapinha.

E, na categoria CD / DVD / Livro, venceu o disco em que a Osesp interpreta obras de Almeida Prado, sob regência de Neil Thomson, lançado pelo selo Naxos (1.046 votos, 43,8% do total). Os outros dois concorrentes eram os álbuns After a Dream (Antonio Meneses e Cristian Budu) e Aylton Escobar – Música brasileira contemporânea em concerto, do Núcleo Hespérides.

A Revista CONCERTO agradece a todos os votantes e parabeniza os vencedores escolhidos pelo público. 

Para mais detalhes sobre o resultado da votação final do público, clique aqui.

Leia também
Notícias 
Observatório da Fundação Itaú divulga pesquisa sobre hábitos culturais
Dança em diálogo O quebra-nozes: tradição x originalidade 
Notícias Clarinetista Rafael Esparrell é o grande vencedor do 12º Prêmio Ernani de Almeida Machado
Notícias Digital Concert Hall oferece concertos gratuitos para celebrar o Natal

Prêmio CONCERTO 2023

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.