Chiquinha Gonzaga é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 29/03/2021

A compositora, pianista e maestrina Chiquinha Gonzaga é o tema da reportagem de capa da edição de abril da Revista CONCERTO. 

“Se Chiquinha ultrapassou as barreiras impostas às mulheres de sua época e desenvolveu uma bem-sucedida carreira, quase não escapou de outro elemento comum à trajetória de mulheres que ousaram se aventurar profissionalmente na música: o esquecimento pós-morte”, escreve a jornalista e pesquisadora Camila Fresca. 

Na contramão desse processo, no entanto, o legado da artista está sendo relembrado por uma exposição no Itaú Cultural, com extenso material on-line. E sua obra também estará em concertos ao longo do mês, como o que a pianista Maria Teresa Madeira faz na Sala Cecília Meireles com o clarinetista Paulo Sergio Santos. 

“Enxergo Chiquinha como uma mulher de enorme talento e coragem, que inventou um papel social para ela e que teve uma trajetória de sucesso como professora, regente, compositora e, no fim da vida, como líder de classe, ao lutar pelos direitos autorais. Também em termos de vida pessoal, ela responde à ameaça de estigma (por ter sido uma mulher ‘escandalosa’, divorciada), com a felicidade pessoal ao lado do companheiro 36 anos mais jovem, vivendo até os 87 anos”, diz, em entrevista, Edinha Diniz, biógrafa da autora e uma das responsáveis pela exposição.

Na seção Em Conversa, o jornalista Irineu Franco Perpetuo entrevista o compositor Eli-Eri Moura, que fala na sobre sua produção atual e em especial do ciclo Passionis de flamma, que aborda o feminicídio, escrito para a soprano Gabriella Pace. 

No Brasil Musical, a jornalista Luciana Medeiros conta a história de um piano Broadwood de 1797, comprado na Escócia pelo pneumologista brasileiro Fernando Antônio de Abreu e Silva e trazido para o Brasil, onde será cuidado pelo cravista e pianista Fernando Cordella e utilizado em recitais e gravações. 

A seção Repertório aborda a trajetória do compositor Camille Saint-Saëns, em especial seu Concerto para violino e orquestra nº 3, uma de suas principais obras, programada pela Sala São Paulo e pelo Theatro Municipal de São Paulo como homenagem ao centenário de morte do autor. 

Em Opinião, o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio escreve sobre a enorme quantidade de óperas transmitidas pela internet e como elas podem ser importantes para a reflexão sobre o que acontece com o gênero em um mundo pós-pandemia. 

“A volta à normalidade – seja com que cara ela tiver a partir de agora – vai exigir que reaprendamos a ouvir. Depois de um ano, um ano e meio ou dois sem ir a um concerto ou a um teatro de ópera para uma apresentação, talvez seja interessante refletir sobre o sentido da experiência da qual acabamos privados. E tirar disso algumas lições. Ainda mais no mundo da ópera, em que medidas de cuidado sanitário significam uma mudança de foco no repertório e na maneira de fazer ainda mais substantiva que no mundo dos concertos sinfônicos ou de câmara”, escreve.

Na Fermata, o maestro Parcival Módolo relembra sua relação com a música antiga e fala da programação do Festival de Música Histórica, que será realizada em abril com concertos transmitidos de uma capela no interior de São Paulo. 

A edição de abril traz ainda as reflexões dos colunistas da Revista CONCERTO. Júlio Medaglia escreve sobre a mezzo soprano Anna Maria Kieffer. Jorge Coli comenta montagens de Pelléas et Mélisande, de Debussy. E João Marcos Coelho relembra a trajetória da professora Nadia Boulanger.

A revista traz ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos lançamentos de CDs e livros do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Leia mais
Notícias Festival Almeida Prado de Piano recebe inscrições até 21 de abril
Notícias Liduino Pitombeira toma posse na Academia Brasileira de Música  
Notícias Concertos seguem suspensos em São Paulo​​​​​​​
Notícias Astor Piazzolla: cem anos do revolucionário do tango

 

Capa 0421

[O projeto “Revista e Site CONCERTO 2021” foi contemplado pelo edital ProAC Expresso LAB 60/2020 e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.]
 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.