O Coral Paulistano realiza a partir desta quarta-feira o projeto Leituras Públicas, coordenado pela regente titular do grupo, Maíra Ferreira, e pela jornalista e musicóloga Camila Fresca. O projeto tem como objetivo fomentar a composição de obras para coro, propondo o diálogo entre compositores e intérpretes. Além da leitura das obras, a programação inclui ainda debates e mesas-redondas.
Hoje, acontece a primeira mesa, às 10h20, batizada de Caminhos e descaminhos da música vocal contemporânea, com a participação de Flávia Toni (IEB-USP), Caroline De Comi (soprano Coro Lírico Municipal) e Isabela Siscari (regente assistente do Coral Paulistano).
Amanhã, será realizada a mesa Avanços e perspectivas: a disparidade de gênero na música contemporânea, com Catarina Domenici (pianista e compositora, professora da UFRGS), Maria Rúbia Andreta (mestranda ECA-USP, onde pesquisa o tema "Onde estão as mulheres no canto coral?") e Laiana Oliveira (cantora e compositora).
A última mesa, na sexta-feira, é Diálogos: a inserção da música no panorama das artes contemporâneas, com a participação de Rosana Civile (pianista do Coral Paulistano), Denise Garcia (compositora e professora do IA-UNICAMP) e Gustavo Carvalho (pianista e diretor do Festival Artes Vertentes).
Após as mesas, acontecem diariamente apresentações em que o Coral Paulistano fará a leitura leituras de obras dos compositores selecionados no edital Música contemporânea: leituras públicas. A programação acontece na Sala do Conservatório, na Praça das Artes.
No total, foram recebidas 44 obras de mais de 30 compositores, residentes em diversas partes do país (de Santa Catarina ao Rio Grande do Norte), com idades entre 18 e 84 anos.
As obras selecionadas foram:
Bruno Ruviaro - Lua nova
Catarina Domenici - Máscara mortuária
Gabriel Garcia de Sousa - Movimento de cantata
Lucas Rezende - Bruma - II. Hecatombe
Maho Ishizaka - Quando ela fala
Marcílio Onofre - Agnus Dei
Marisa Fonterrada - Saturno em três tempos
Ricardo Cardim - Eu sou quem sou
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.