Festival reúne grandes pianistas e músicos de cordas em Belo Horizonte

por Redação CONCERTO 14/05/2019

Belo Horizonte sedia entre os dias 16 e 29 o Festival de Maio, que se dedica à promoção da música “de concerto brasileira e internacional e à interação e colaboração entre compositores brasileiros, artistas de projeção internacional, professores reputados com extensa carreira didática, e alunos de música das mais variadas idades e com as mais diversas experiências musicais”.

Com direção artística da pianista Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, o evento está concentrado no repertório para piano e cordas e terá seus concertos divididos em dois módulos. No primeiro, entre os dias 16 e 18, serão apresentadas obras para piano solo, dois, três ou quatro pianos, em formações que vão de 2 a 16 mãos, com artistas como Berenice Menegale, Paul Stewart, Miguel Rosselini e a própria Celina. No repertório, estão peças como o Bolero de Ravel e concertos de Bach.

No segundo módulo, entre os dias 27 e 29, apresentam-se o harpista Sasha Boldachev, o violoncelista Antonio Meneses e o violonista Fabio Zanon. Todos os concertos acontecem no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube.

“O festival nasceu em 2012 como uma homenagem dos alunos a mim e ao Miguel Rosselini. Eles se organizaram, fizeram concertos, foi muito bonito. E eu prometi para eles que no ano seguinte faríamos alguma coisa para continuar a celebrar o ato de fazer música juntos. Em 2013, então, realizamos a primeira edição do evento, já com artistas como Antonio Meneses, que virou residente, tocando em todas as edições, e Berenice Menegale, nossa professora residente”, explica Celina. “O objetivo é sempre ter a música brasileira em papel de destaque, celebrando compositores e intérpretes, inclusive com encomendas de obras. Os 80 anos de Berenice, por exemplo, foram marcados por três peças escritas para ela, assim como os 90 anos do barítono Eládio Perez-Gonzáles”, conta.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
O Brasil como ponto de partida: uma conversa com Celina Szrvinsk (Revista CONCERTO de maio de 2019)
Luiz Fernando Malheiro deixa a direção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Quaternaglia faz recital de pré-lançamento do CD “Four”

Celina Szrvinsk [Divulgação]
Celina Szrvinsk [Divulgação]