Isaac Karabtchevsky vence o Grande Prêmio CONCERTO 2024 na votação do júri

por Redação CONCERTO 27/12/2024

O maestro Isaac Karabtchevsky venceu o Grande Prêmio CONCERTO 2024 na votação do júri especializado. O maestro completa, em 2024, 90 anos de vida, e mais de 70 anos de carreira, na qual esteve à frente das principais orquestras brasileiras, realizando projetos importantes, como a gravação da integral das sinfonias de Villa-Lobos, com a Osesp. Ele concorreu com a compositora Marisa Rezende, que venceu na votação do público, e com a reabertura do Teatro Cultura Artística.

O Prêmio CONCERTO, atualmente em sua décima terceira edição, é debatido e escolhido por alguns dos principais críticos musicais do país: Ana Cursino Guariglia, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Luciana Medeiros, Márvio dos Anjos, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina. Cada jurado indicou cinco destaques por categoria, o que resultou em uma lista apresentada na reunião do júri realizada no dia 29 de novembro. A partir dela, foram selecionados três indicados para cada categoria. Em seguida, houve a votação, secreta, da qual saíram os vencedores. O público também foi convidado a votar, pelo Site CONCERTO, em seus preferidos (veja os resultados aqui). 

A vencedora na categoria Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera foi a ópera Clitemnestra, de Marcus Siqueira, com libreto de Livia Sabag e João Luiz Sampaio, estreada no Festival de Música Erudita do Espírito Santo, com direção de Gabriel Rhein-Schirato e Menelick de Carvalho. Também concorreram as produções de Carmen, de Bizet (Theatro Municipal de São Paulo), que ficou com o prêmio do público, e Homens ao mar, de Vaughan Williams (Theatro São Pedro de São Paulo). 

Na categoria Música Orquestral, venceram as apresentações da Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Cantorey, no Teatro Cultura Artística. Elas concorreram com dois programas apresentados pela Osesp: um deles com a maestra Elim Chan e obras de Anna Clyne, Peter Eötvös e Shostakovich; e o outro, com Thierry Fischer, batizado de Para ouvir as Américas (obras de Beethoven, Ives, Villa-Lobos, Varèse), vencedor na votação do público.

O vencedor da categoria Música de Câmara / Recital / Coral foi o recital do barítono Matthias Goerne com o pianista Anton Mejias no Teatro Cultura Artística, no qual interpretou o ciclo Winterreise, de Schubert. Ele concorria com o recital da mezzo soprano Josy Santos no Teatro B32 (Mozarteum Brasileiro), que venceu na votação do público, e com a apresentação das Variações Goldberg, de Bach, por Vikingur Ólafsson (Fundação Osesp)

O compositor Caio de Azevedo, brasileiro radicado na Europa, foi escolhido pelo júri na categoria Jovem Talento, na qual concorreu com o pianista Lucas Thomazinho e o violinista Nathan Amaral, vencedor da votação do público. 

O prêmio de Inovação, pela escolha do júri, ficou com o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro. Concorreram na categoria ainda o o Coletivo Ubuntu e o Concurso de Compositoras Latino-Americanas da Osesp, escolhido pelo público em sua votação.

Por fim, a categoria CD / DVD / Livro premiou Integrais, disco de música brasileira do violonista Edelton Gloeden. Os outros dois indicados foram Pianolatria, de Cristian Budu, e o disco da Filarmônica de Minas Gerais às sinfonias de Lorenzo Fernandez, que foi escolhido pelo público.

Leia mais sobre os vencedores na edição de janeiro/fevereiro da Revista CONCERTO (clique aqui).

[Clique aqui para o ver o resultado da votação do público.]

Observação importante: João Luiz Sampaio não participou da discussão e da votação do Prêmio Lauro Machado Coelho de Ópera, uma vez que foi libretista da ópera Clitemnestra. Sampaio e Ana Cursino Guariglia também não participaram da discussão e da votação do prêmio na categoria Inovação, pelo trabalho que ambos realizaram no Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

O  maestro Isaac Karabtchevsky [Divulgação]
O  maestro Isaac Karabtchevsky [Divulgação]

 

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