Orquestra Petrobras Sinfônica anuncia temporada e turnê latino-americana

por Redação CONCERTO 16/02/2024

Orquestra também vai festejar os 90 anos de seu diretor artístico, maestro Isaac Karabtchevsky

A Orquestra Petrobras Sinfônica – Opes lançou uma diversificada temporada para o ano de 2024. Além de seus concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a orquestra fará em junho a sua primeira turnê internacional, que a levará ao Teatro Solis em Montevideo e ao Teatro Colón em Buenos Aires.

As apresentações da turnê serão dirigidas pelo titular Isaac Karabtchevsky com a participação do pianista Jean Louis Steuerman. O programa – que será apresentado também, antes da viagem, no Theatro Municipal carioca –, terá as Bachianas brasileiras nº 4 e nº 9, de Villa-Lobos, e o Concerto para piano e orquestra nº 2, de Rachmaninov. “Poder ouvir uma orquestra brasileira interpretando composições nacionais será uma experiência singular para o público que vai nos acompanhar nessa turnê latino-americana”, afirma Karabtchevsky. “Para nós, será um privilégio representar a riqueza da nossa cultura mundo afora.”

A temporada clássica tem início no dia 16 de março, quando a Opes, sob direção de Karabtchevsky, interpreta a Sinfonia nº 8, de Anton Bruckner, compositor que está sendo lembrado neste ano pelo seu bicentenário.

Karabtchevsky também dirige o concerto que acontece no dia 1º de junho, quando a Opes celebra os 160 anos de Richard Strauss. O programa terá As quatro últimas canções do compositor romântico alemão, com a participação da soprano portuguesa Carla Caramujo. Na segunda parte do concerto, Caramujo será a solista da ópera A voz humana, de Francis Poulenc.

Alinhada com os objetivos da Petrobras, que patrocina a orquestra há 37 anos, a Opes também mantém a sua série de “showcertos”, apresentações sinfônicas baseadas em grandes sucessos da música popular, com os espetáculos “Thriller sinfônico” e “Legião sinfônico”, sob regência de Felipe Prazeres. Os programas serão levados em uma turnê nacional a São Paulo (Vibra São Paulo em março) e Rio de Janeiro (Cidade das Artes e Vivo Rio). A turnê segue em maio para Fortaleza, Natal e Recife com os sucessos da Legião e o programa “Saltimbancos sinfônico”.

A Opes também dá continuidade a seu programa de formação musical Academia Juvenil e a sua série “Mundo infantil” voltada para o público mirim, que neste ano será realizada no EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (a primeira apresentação será no dia 24 de março com o espetáculo “Caixinha de música”).

A Orquestra Petrobras Sinfônica encerra o ano festejando os 90 anos de seu titular, o maestro Isaac Karabtchevsky. No dia 27 de dezembro, dia de seu aniversário, a orquestra promoverá um grande concerto aberto na cidade do Rio de Janeiro.

Leia também
Notícias 
Em manutenção, Sala Cecília Meireles retorna com programação apenas em abril
Temporadas 2024 Confira as programações já anunciadas
Notícias Levantamento indica aumento da música contemporânea e de compositoras nas programações da Europa e dos EUA
Crítica Em Dresden, com ‘Tristão e Isolda’, por Nelson Rubens Kunze

O maestro Isaac Karabtchevsky e a Orquestra Petrobras Sinfônica [Divulgação/Daniel Ebendinger]
O maestro Isaac Karabtchevsky e a Orquestra Petrobras Sinfônica [Divulgação/Daniel Ebendinger]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.