A Orquestra Filarmônica MultiArte da Amazônia, formada apenas por mulheres e regida pela maestra Cibelle Donza, faz na sexta-feira, dia 5, em Belém, concerto para marcar a abertura do projeto Mulheres na Música de Concerto.
A iniciativa tem como objetivo “fomentar a profissionalização e o desenvolvimento de carreira para mulheres no campo da música clássica” e, entre as ações previstas, está a realização do Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas, homenagem à regente brasileira.
“Reconhecendo a riqueza do talento feminino na música de concerto e cientes das barreiras enfrentadas por mulheres em busca de profissionalização nesse cenário, o projeto se desdobrará em diversas ações interligadas que ocorrerão até setembro de 2024”, diz a apresentação do projeto.
“O objetivo é criar um ambiente propício que estimule o crescimento e a profissionalização das mulheres na música clássica. Com isso, busca-se não apenas contribuir para o desenvolvimento do setor, mas também ampliar o alcance e o impacto da música de concerto em contexto local e nacional.”
O concurso vai oferecer cinco premiações em dinheiro. A vencedora também receberá um convite para se apresentar como solista convidada da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. As inscrições estão abertas até o dia 5 de maio.
A primeira fase, eliminatória, de seleção das candidatas, será conduzida de forma online. A segunda fase, final, ocorrerá presencialmente entre os dias 3 e 7 de setembro de 2024, em Belém; Podem participar mulheres ou mulheres transgênero brasileiras ou naturalizadas. Não há limite de idade. O edital pode ser acessado aqui.
Além dos concertos e do concurso, o projeto vai realizar, em maio, três encontros online No dia 1º, acontece a mesa-redonda Conciliando carreira e vida pessoal; no dia 7, a pianista Simone Leitão faz a palestra Empreendedorismo na música de concerto. E, em data ainda a definir, haverá a conversa Ansiedade na Performance, com Fernanda Zanon. O link para inscrições será publicado na conta do Instagram do projeto, @mulheres_na_musica_de_concerto.
Veja mais detalhes sobre a apresentação da Orquestra Filarmônica MultiArte da Amazônia no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Especial Compositoras em foco
Acervo CONCERTO A vida e a obra de Alberto Ginastera
Crítica 70 anos em duas horas, pelas mãos do mestre Edelton Gloeden, por Camila Fresca
Crítica Com Arvo Volmer, Osesp oferece leitura teatral do oratório ‘Paulus’, de Mendelssohn, por João Luiz Sampaio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
??????
??????