Rádio Cultura transmite documentário em homenagem aos 90 anos de Gilberto Tinetti

por Redação CONCERTO 06/04/2022

A Rádio Cultura FM apresenta nesta quarta-feira, dia 6, um especial em homenagem ao pianista Gilberto Tinetti, pelos seus 90 anos. O documentário sonoro Gilberto Tinetti – Elegância e sensibilidade de um mestre traz depoimentos de colegas e gravações históricas e será transmitido em dois horários: às 14 horas e as 23 horas.

Gilberto Tinetti é uma das personalidades musicais mais importantes da história recente da música brasileira. Ainda estudante, foi aluno de Magda Tagliaferro, em Paris, onde conheceu também o compositor Heitor Villa-Lobos. No final dos anos 1950, ainda na Europa, venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, apresentando o Concerto nº 1 para piano e orquestra de Brahms. 

Sua trajetória europeia incluiu ainda apresentações com grupos como a Orquestra Filarmônica da Rádio e Televisão Francesa, com quem gravou o Concerto para piano nº 4 de Villa-Lobos. Ele voltaria regularmente ao exterior para recitais e atuações como solista. Mas o contato com o Brasil jamais diminuiu e, no país, ele teria atuação tripla notável, como professor, intérprete e comunicador.

Ainda nos anos 1960, ele foi professor e diretor artístico no Seminário de Música Pró-Arte de São Paulo, fundado por Hans-Joachim Koellreutter, uma das muitas importantes figuras que participaram da formação de Tinetti. E a atividade como professor estava apenas começando. Entre 1980 e 2002, foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ali, formou diferentes gerações de artistas, criando uma escola que se faz presente ainda hoje, por meio de seus discípulos, hoje também professores, na nova geração brasileira do piano.

Em 1986, começou a colaboração com a Rádio Cultua FM, onde estreou com um programa em homenagem a Magda Tagliaferro. Nas décadas seguintes, apresentaria o Pianíssimo, que ficou no ar de 1996 a 2019. Também atuou como comentarista de diversas transmissões de concertos, tanto pela rádio como pela TV Cultura.

A música de câmara teve papel importante em sua trajetória. Em 1975, ele formou, com o violinista Erich Lehinger e o violoncelista Watson Clis, o Trio Brasileiro, com o qual recebeu duas vezes o Prêmio Carlos Gomes. O grupo tornou-se referência ao apresentar e gravar tanto obras do chamado grande repertório quanto a produção de criadores brasileiros, muitas vezes encomendando obras. Tinetti também gravou em duo com artistas como o violoncelista Antonio Meneses. 

O documentário Gilberto Tinetti – Elegância e sensibilidade de um mestre é apresentado pelo pianista Eduardo Monteiro, traz trechos de entrevistas dadas por Tinetti a programas da Rádio Cultura, além de depoimentos do maestro Julio Medaglia, da pianista Eudóxia de Barros, da cantora Adriana Clis e do crítico musical João Marcos Coelho.

Leia também
Notícias
 Mexicanos vencem o 20º Concurso Canto Maria Callas
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia temporada 2022
Notícias Prepare-se: onze concertos, recitais e óperas são destaques da semana
Colunistas Ninguém é apolítico, por João Marcos Coelho

O pianista Gilberto Tinetti [Divulgação]
O pianista Gilberto Tinetti [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.