A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta neste sábado, dia 11, concerto com obras de seu próximo disco, com a participação do Quinteto Villa-Lobos, que inicia com este concerto as comemorações pelos seus 60 anos. O programa será transmitido pelo canal do YouTube da orquestra.
O grupo vai fazer a estreia mundial de Villa, de Liduíno Pitombeira, escrita sob encomenda do quinteto.
“A obra mescla gêneros musicais brasileiros com localidades inusitadas, no intuito de aproximar e irmanar as diversas regiões brasileiras”, diz o compositor. “Em cada um dos movimentos, um membro do quinteto tem proeminência (clarinete no Baião, trompa no Aboio, oboé no Choro, fagote na Incelença e flauta no Frevo)".
O Quinteto Villa-Lobos é formado por Rubem Schuenck (flauta); Rodrigo Herculano (oboé); Paulo Sergio Santos (clarineta); Philip Doyle (trompa); e Aloysio Fagerlande (fagote).
O repertório terá ainda o Concerto para flauta e orquestra de Edmundo Villani-Côrtes, com Arthur Elias como solista.
"O concerto tem pura brasilidade com vestimenta de traços neoclássicos. Estimo que tenha potencial para se tornar um dos concertos para flauta mais tocados, ao lado de Ibert e Nielsen", aponta o músico.
Fecha o concerto os Choros nº 6 de Villa-Lobos. A regência é do diretor artístico Evandro Matté.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Opinião Ataque à Lei Rouanet ameaça atividades culturais, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Maestro Gil Jardim é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP
Entrevista “Quando leio sobre feminicídio, penso: mais uma Carmen que se foi”, diz Luciana Bueno
Notícias Rio de Janeiro ganha uma nova orquestra, a Rio Villarmônica
Crítica Na “Aida” do Theatro Municipal de São Paulo, tempos de guerra, por João Luiz Sampaio
Opinião ‘Café’ e a atualidade da ópera em São Paulo, por Camila Fresca
![Quinteto Villa-Lobos [Divulgação/Daniel Ebendinger]](/sites/default/files/inline-images/quinteto%20villa-lobos%20_%20cr%C3%A9dito%20_%20daniel%20ebendinger.jpg.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.