Yeol Eum Son se apresenta em São Paulo

por Redação CONCERTO 23/06/2026

Na quinta-feira, 25, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo recebe a pianista Yeol Eum Son, na Sala São Paulo. Sob regência de Karen Kamensek, solista e orquestra executam o Concerto para piano nº 2 op. 102 de Shostakovich.  As apresentações ocorrem também nos dias 26 e 27.

O concerto marca a estreia de Yeol Eum Son com a Osesp. Nascida em Wonju, em 1986, consolidou-se no cenário pianístico após se destacar em competições internacionais, com destaque para o segundo lugar na Van Cliburn International Piano Competition, em 2009, e para a medalha de prata na Competição Internacional Tchaikovsky. Outro feito que marcou a carreira de Yeol Eum Son foi a gravação do Concerto no 21 de Mozart, sob a regência de Neville Marriner.

Com a Osesp, ela executa o Concerto para piano nº 2 op. 102 de Shostakovich. Finalizada em 1957, a obra foi dedicada a Maxim Shostakovich, filho do compositor, que estreou a obra aos 19 anos. O concerto apresenta três movimentos. O caráter jovial e festivo presente no primeiro e no terceiro movimento contrasta com o lirismo do segundo movimento.

 A pianista também realiza um recital solo na Estação Motiva Cultural no domingo, 28. O programa é dedicado às composições de virtuoses do piano e conta com obras de Ignacy Jan Paderewski, Tatiana Nikolayeva, Alexis Weissenberg e outros. 

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Manuscrito de Mozart é encontrado na Biblioteca Nacional de França
Notícias Linhas musicais transatlânticas: Brasil e Portugal em concerto da OSB, por Luciana Medeiros
Notícia Morre aos 91 anos a pianista Laís de Souza Brasil
Opinião Devoção Bach, por Nelson Rubens Kunze

Yeol Eum Son  [Divulgação/ Marco Borggreve]
Yeol Eum Son  [Divulgação/ Marco Borggreve] 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.