Serviço de streaming do Scala de Milão passa a ser gratuito

por Redação CONCERTO 31/08/2026

O serviço de streaming do Teatro Alla Scala de Milão, LaScalaTV, será gratuito a partir desta terça-feira, dia 1º de setembro. A instituição fechou uma parceria com o banco Intesa Sanpaolo e deixará de cobrar pelas transmissões ao vivo e por seu acervo – basta apenas se registrar no site.

A plataforma foi criada em 2023 e, de lá para cá, já conta com trinta e uma produções de ópera recentes, treze gravações mais antigas, oito balés, vinte e seis concertos e uma variedade de conteúdos educativos e de bastidores. Algumas das gravações históricas provêm do arquivo da emissora italiana Rai. A ideia é que, ao longo dos anos, outros registros antigos sejam incluídos.

Para marcar a nova fase, uma ópera e um concerto serão incluídos no início de setembro no catálogo: L’opera seria, de Florian Leopold Gassmann, com direção de Laurent Pelly e regência de Julie Fuchs (2025); e o Réquiem de Mozart regido por Thomas Guggeis (2024).

Os próximos lançamentos incluem o Gurre-Lieder, de Schönberg, sob a regência de Riccardo Chailly (2024), com os solistas Camilla Nylund, Andreas Schager, Okka von der Damerau, Michael Volle e Norbert Ernst; e O Crepúsculo dos Deuses, última parte do Anel do nibelungo com que o Scala celebrou, neste ano, o 150º aniversário da estreia do ciclo – Simone Young rege a encenação de Sir David McVicar, com um elenco que inclui Camilla Nylund, Klaus Florian Vogt, Günther Groissböck e Nina Stemme, entre outros.

Entre as transmissões ao vivo, estão a produção de O elixir do amor, de Donizetti, feita pela Academia do Scala; e uma nova montagem de Fausto, de Gounod, com regência de Danile Rustioni e direção de Johannes Erath, com Vittorio Grigolo e  Marina Rebeka no elenco.

Em um comunicado à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores da Itália afirmou que o projeto “é de particular interesse para o público global que, devido à distância, nem sempre pode ir a Milão, mas deseja conhecer e aproveitar a programação”. “Merece destaque a seção educacional voltada para jovens e escolas; por meio de vídeos e conteúdos específicos, eles terão ferramentas para se aproximar, de forma fácil e natural, de um imenso patrimônio artístico que integra a história e a identidade coletiva do nosso país. Entre os títulos disponíveis ao vivo e sob demanda, haverá também espetáculos para crianças e escolas.” 

Cena de  'L’opera seria', de Florian Leopold Gassmann [Divulgação/Brescia e Amisano/Teatro Alla Scala]
Cena de  'L’opera seria', de Florian Leopold Gassmann [Divulgação/Brescia e Amisano/Teatro Alla Scala]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.