Theatro São Pedro estreia as óperas ‘Turandot’ de Busoni e ‘Gianni Schicchi’ de Puccini

por Redação CONCERTO 31/07/2024

O Theatro São Pedro retoma sua temporada lírica a partir desta sexta-feira, 2/8, com uma homenagem dupla: os 100 anos de morte de Ferruccio Busoni e de Giacomo Puccini. O espetáculo vai apresentar Turandot, do primeiro, e Gianni Schicchi, do segundo, sob direção do maestro Ira Levin e de Alexandre dal Farra.

De 1917, Turandot nasceu da música incidental escrita por Busoni para a peça de Carlo Gozzi sobre a princesa chinesa que coloca enigmas a seus pretendentes, com quem não deseja se casar (Puccini também se inspiraria na peça para criar sua última ópera). 

Gianni Schicchi integra Il Trittico, conjunto de óperas em que Puccini explora diferentes estilos. Aqui, trata-se de uma comédia que honra a tradição da ópera buffa italiana e é inspirada em episódio da Divina Comédia, de Dante.

Ira Levin esclarece que faz sentido apresentar Turandot e Gianni Schicchi em um mesmo programa: “Ambas as obras foram compostas ao mesmo tempo e partilham elementos da commedia dell'arte. O Turandot de Busoni é baseado diretamente na peça de Gozzi, que difere muito da obra-prima inacabada posterior de Puccini. Ironicamente, a maior obra de Busoni, a sua ópera Doktor Faust, também ficou incompleta quando da sua morte, em 1924, outro exemplo do destino que une esses dois gênios muito diferentes”, afirma. 

No elenco, estão artistas como as sopranos Marly Montoni e Raquel Paulin, os tenores Daniel Umbelino e Giovanni Tristacci e os barítonos Douglas Hahn e Rodrigo Esteves.

As apresentações acontecem nos dias 2, 4, 7, 9 e 11 de agosto. A récita do dia 9 terá também transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro.

Ouvinte Crítico

 

Cena do espetáculo que será apresentado no Theatro São Pedro (divulgação, Íris Zanetti)
Cena do espetáculo que será apresentado no Theatro São Pedro (divulgação, Íris Zanetti)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.