A Sala Cecília Meireles recebe nesta sexta-feira, dia 12, o Toy Ensemble para um programa dedicado à música do compositor português Alexandre Delgado. O recital faz parte da série Ópera na Sala e tem como foco a música vocal do autor, incluindo uma ópera completa. O próprio Delgado rege a apresentação, que será transmitida pela internet.
O programa da apresentação começa com a Pequena Suíte Laurissilva, para quarteto de cordas. Em seguida, canções, começando pelo Tríptico Camoniano, para trio com piano e tenor. Os músicos interpretam então o Ciclo Quinhentista, escrito sobre textos de António Ferreira, D. Manuel de Portugal, Estêvão Rodrigues de Castro e Luís de Camões. E És Lisboa una Octava Maravilla (texto de Tirso de Molina).
Na segunda parte, será interpretada a ópera O Doido e a Morte, escrita em 1994 a partir de texto de Raul Brandão (1867-1930), dramaturgo português cujo trabalho exerceu enorme influência na cena cultural do país.
Suas obras têm como tema a condição humana, o sofrimento, a angústia e a morte, com cortes muitas vezes expressionistas ou ligados ao absurdo. O Doido e a Morte é considerada obra fundamental da dramaturgia portuguesa.
A peça conta a história de um certo Sr. Milhões, que entra no gabinete do governador Baltazar Moscoso. Ele carrega uma mala, na qual diz haver uma bomba. E o político é obrigado ouvir as críticas que Milhões faz da corrupção e da injustiça social.
A partitura é escrita para tenor, barítono, mezzo soprano e conjunto de nove instrumentos. O encenador é Salmo Faria e participam do espetáculo os cantores Carlos Guilherme, Luís Rodrigues e Susana Teixeira e o ator Breno Augusto.
O Toy Ensemble é formado por Carla Rincón e Jorman Torres (violinos), Jed Barahal (violoncelo), David Wyn Lloyd (Viola), Rodrigo Favaro (contrabaixo), João Moreira (clarinete baixo), Tiago Bento (clarinete), Vera Dias (contrafagote), Ana Maria Ribeiro (flauta/flautim) e Christina Margoto (piano).
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Uso inadequado ameaça órgão histórico de Tiradentes
Notícias Carolin e Jörg Widmann abrem série de apresentações com a Osesp
Notícias Quarteto Noûs faz dois recitais com repertório que vai dos clássicos aos contemporâneos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.