Obra de restauro da fachada do Conservatório Dramático e Musical é inaugurada

por Redação CONCERTO 23/03/2026

Um debate, a abertura de uma exposição e um recital do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo marcam, amanhã, terça, a conclusão da obra de conservação da fachada do Conservatório Dramático Musical de São Paulo, que hoje integra a Praça das Artes, complexo cultural no centro da cidade, ligado ao Theatro Municipal.

A programação começa com a mesa-redonda Praça das Artes em Diálogo: Restauro, Acervo e Exposição, às 17h. Eduardo Spinazzola, gerente do setor de Arquitetura e Patrimônio do Theatro Municipal, e Ana Lucia Lopes, gerente de Formação, Acervo e Memória do Theatro Municipal, farão a mediação da conversa com Toninho Sarasá, fundador e Diretor Executivo do Instituto Sarasá; Gustavo Kerr, arquiteto do setor de Arquitetura e Patrimônio do Theatro Municipal; e Rafael Araújo, coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal. Na mesa, serão discutidos os processos de restauro, preservação e pesquisa relacionados ao patrimônio arquitetônico e documental da instituição.

Às 18h10, na Sala do Conservatório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo fará um breve recital, que será seguido pela abertura da Ocupação Expositiva do Saguão, dedicada à história e aos acervos ligados ao Conservatório e ao complexo cultural do Theatro Municipal.

“A renovação da fachada do Conservatório contribui para a memória coletiva deste local, que abrigou a primeira escola de música erudita e arte dramática do Estado de São Paulo, não só pela preservação do edifício histórico, de arquitetura emblemática, mas pela sua inserção na Praça das Artes, onde temos abrigadas as escolas municipais de dança e de música, e também, por ser parte integrante do Complexo do Theatro Municipal, gerido pela Sustenidos, que promove ali intensa programação de eventos, apresentações teatrais e musicais, oficinas educativas, exposições e tantas outras ações que mantém viva a memória do Conservatório”, explica Eduardo Spinazzola.


Leia também
Notícias 
Prepare-se: os destaques da semana de concertos e óperas
Notícias Concertos reúnem James Dick, Quaternaglia e Filarmônica do Senai-SP
Notícias Unsuk Chin vence Prêmio Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA no valor de 400 mil Euros
Crítica A essência musical de Caio Pagano, por Nelson Rubens Kunze
Crítica Com Haydn e Hindemith, uma boa tarde de música em Heliópolis, por João Luiz Sampaio
Dança em diálogo Construções da dança, por Kelly Yamashita


A fachada restaurada do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo [Divulgação/Rafael Salvador]
A fachada restaurada do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo [Divulgação/Rafael Salvador]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.