O DVD “Metanoia”, um vídeo do Ensemble K que tem direção da maestra brasileira Simone Menezes, venceu o prestigioso prêmio da ICMA, International Classical Music Awards, na categoria Vídeo: performance e documentários. O DVD é um filme que explora o significado da palavra metanoia – que vem do grego antigo e significa algo como entender o mundo para além da razão – no universo das ciências humanas. Para isso, acompanhada por obras dos compositores Bach, Borodin, Morricone, Pärt, Puccini e Villa-Lobos, Menezes viaja pela Itália e conversa com destacados especialistas. A direção do filme é de Paul Smaczny e a produção, de Accentus Music.
Na justificativa do prêmio, o ICMA destaca: “O documentário musical Metanoia estabelece novos padrões em termos de conteúdo e forma. Ao lado de seleções musicais originais, uma viagem à Itália e destacados interlocutores, os protagonistas exploram aspectos filosóficos básicos da música e da recepção musical. Ao vincular o assunto a outras disciplinas, como artes visuais, sociologia, arquitetura, dança ou tecnologia, eles geram novas formas de pensar sobre o tema”. Os outros dois finalistas na categoria eram a violinista Janine Jansen com o pianista Antonio Pappano e Christian Thielemann dirigindo a Orquestra Filarmônica de Viena.
A premiação do ICAM será realizada em abril em Varsóvia, na Polônia. Antes, no dia 8 de março, o Ensemble K dirigido por Simone Menezes se apresenta no Teatro Odéon, em Paris, com o pianista Fazil Say. No concerto em homenagem ao Dia da Mulher, o grupo tocará obras de Lili Boulanger, Francis Poulenc e o Concerto de Ravel.
Clique aqui para assistir ao trailer de “Metanoia”.
[O DVD “Metanoia” pode ser adquirido na Loja CLÁSSICOS. Clique aqui.]
Leia também
Notícias Theatro São Pedro anuncia onze títulos em sua temporada 2023
Notícias Gustavo Dudamel é escolhido novo diretor musical da Filarmônica de Nova York
Notícias Álbum de orquestra jovem com obras de compositoras negras ganha o prêmio Grammy
Notícias Obra de Ligeti é destaque do mês do Digital Concert Hall; leitores da Revista CONCERTO têm desconto
Opinião Em ‘Tár’, filme sobre maestra autoritária, uma reflexão feita de caricaturas, por João Luiz Sampaio
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.