Orquestra Parassinfônica abre inscrições para temporada 2025

por Redação CONCERTO 31/10/2024

Projeto voltado para músicos com deficiência oferece 49 bolsas de estudo; inscrições vão até o dia 16 de novembro

Estão abertas até o próximo dia 16 de novembro as inscrições para a temporada 2025 da Orquestra Parassinfônica de São Paulo, a Opesp. Estão sendo oferecidas 49 bolsas de estudo para instrumentistas de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarinete, fagote), metais (trompete, trompa, trombone) ou percussão (incluindo tímpanos). Do total de vagas, 40% estão reservadas para pessoas com deficiência (PCD).

Com coordenação pedagógica da Aída Machado e regência do maestro Marcos Arakaki, a Opesp oferece uma rara oportunidade para o desenvolvimento musical. “A Opesp é mais que uma orquestra, é um projeto de transformação social por meio da música”, afirma Aída Machado. “Desde o início, nosso objetivo foi abrir espaço para que músicos com deficiência pudessem expressar seu talento em um ambiente de excelência artística. Ao longo desses anos, vimos o impacto que a música tem na vida dessas pessoas e na sociedade como um todo, e é emocionante acompanhar o crescimento e a superação de cada um deles”, completa.

O projeto da Opesp foi idealizado em 2022 pelo produtor cultural Igor Cayres com o objetivo de promover a inclusão social por meio da música clássica. A Parassinfônica já se apresentou em espaços como a Sala São Paulo e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura. Em 2023, a projeto venceu também a votação do público do Prêmio CONCERTO na categoria Inovação.

A temporada 2025 terá pelo menos três concertos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e conta com o patrocínio da John Deere e Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Mais informações, o edital com a chamada pública e o formulário para inscrição estão no site da Opesp (clique aqui para acessar).

A Opesp em concerto na Sala São Paulo (divulgação)
A Opesp em concerto na Sala São Paulo (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.