Pianista japonesa se emociona e vai às lágrimas nas eliminatórias do Concurso Chopin

por Redação CONCERTO 14/10/2025

Yumeka Nakagawa se emocionou e comoveu o público em Varsóvia durante a segunda fase da 19ª edição do tradicional concurso de piano; concurso segue até o dia 23 de outubro

A pianista japonesa Yumeka Nakagawa, de 24 anos, protagonizou um emocionante momento na segunda fase do 19º Concurso Internacional Fryderyk Chopin de Piano, ao se comover profundamente enquanto interpretava o Prelúdio em ré bemol maior nº 15, do op. 28, conhecido como o “Prelúdio da gota d’água”.

Durante a execução, Nakagawa, com absoluto controle técnico e expressividade musical, contorce a face e se emociona – é possível ver as lágrimas escorrendo de seus olhos. No fim, sorri entre lágrimas, encerrando o prelúdio com o olhar voltado para o alto antes de seguir, com grande ímpeto, para o dramático Prelúdio nº 16.

[Veja abaixo a prova completa de Yumeka Nakagawa; o Prelúdio nº 15 começa aos 26 minutos da gravação.]

O Concurso Internacional Fryderyk Chopin de Piano foi criado em 1927 e é um dos mais antigos eventos musicais do gênero no mundo. Organizado pelo Instituto Fryderyk Chopin, o concurso nasceu da iniciativa do professor Jerzy Żurawlew, que desejava reavivar o interesse pela música clássica e pela obra de Chopin, unindo arte e espírito competitivo. A primeira edição contou com poucos participantes, mas já em 1932 mais de 200 pianistas de todo o mundo se inscreveram. Interrompido durante a Segunda Guerra Mundial, o evento voltou em 1949 e passou a ocorrer regularmente a cada cinco anos.

Nas décadas de 1950 e 1960, o concurso ganhou projeção internacional, com jurados e vencedores de renome, como Lev Oborin, Yakov Zak, Martha Argerich e Maurizio Pollini. 

Com a expansão das mídias digitais, o Concurso Chopin tornou-se o evento musical mais amplamente acompanhado do mundo. Conforme informação do site do Instituto Chopin, em 2021 os vídeos transmitidos pelo canal do concurso no YouTube somaram 37,5 milhões de visualizações em um único mês. 

A edição em curso pode ser acompanhada ao vivo no canal do YouTube do Concurso Chopin (clique aqui para acessar).

Yumeka Nakagawa se emociona ao intepretar o Prelúdio nº 15, op 28, de Chopin (reprodução YouTube)
Yumeka Nakagawa se emociona ao interpretar o Prelúdio nº 15, op. 28, de Chopin (reprodução YouTube)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.