A foto de capa desta edição da Revista CONCERTO traz uma das grandes cantoras da atualidade, a soprano alemã Diana Damrau. Para falar de sua carreira e das apresentações que fará neste mês na Sala São Paulo, dentro da temporada do Mozarteum Brasileiro, a artista concedeu entrevista ao jornalista Irineu Franco Perpetuo.
Roberto Tibiriçá desenvolve uma destacada trajetória artística, que o levou à direção de algumas das mais importantes sinfônicas do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e, atualmente, a Orquestra Sinfônica do Paraná. Aos 70 anos recém-completados, o maestro – que este mês rege a OSB no Rio de Janeiro – conversou com a jornalista Luciana Medeiros para rememorar algumas de suas ricas atividades e conquistas.
Acontece também neste mês o Festival Sesc de Música de Câmara, que, com uma programação criteriosa elaborada por Claudia Toni, Cristian Budu e Ricardo Ballestero, terá nesta quinta edição um foco especial sobre o canto, como escreve a jornalista Amanda Queiroz.
A seção Fermata, redigida por Ana Cursino Guariglia, é dedicada à compositora Valéria Bonafé, que estreia em junho uma nova obra encomendada pelo Coro da Osesp, nos silêncios da tua voz. O Concerto para violino do argentino Alberto Ginastera, que será apresentado neste mês pela virtuose Hilary Hahn junto à Osesp, é tema da seção Repertório, em texto do editor-executivo João Luiz Sampaio. E o pianista Arnaldo Cohen conversou com Júlia Tygel para falar do momento de sua carreira e dos concertos que fará neste mês com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Após uma bem avaliada produção de Carmen de Bizet, o Theatro Municipal de São Paulo leva ao palco em fins de junho a ópera O contractador de diamantes, de Francisco Mignone. Irineu Franco Perpetuo escreve sobre a nova montagem, que tem direção cênica de William Pereira e direção musical e regência de Alessandro Sangiorgi.
Veja ainda os textos de nossos colunistas Camila Fresca (sobre mulheres compositoras), João Marcos Coelho (recuperando a arte de Alexandre Tansman), Júlio Medagia (que escreve sobre o trabalho do selo digital Azul Music) e Jorge Coli (que reflete sobre a obra de Anton Bruckner). E acompanhe a programação de São Paulo, do Rio de Janeiro e de diversas outras cidades do Brasil no Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO.
Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical de sua cidade!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor