A pianista Erika Ribeiro lançou no dia 15 uma das faixas de seu primeiro disco solo, dedicado a transcrições para piano de obras de Igor Stravinsky e Hermeto Pascoal e à compositora russa Sofia Gubaidulina.
Canção da Seita, disponível nas plataformas de streaming, é uma das Quatro canções russas de Stravinsky, transcritas e gravadas pela pianista, ao lado das Três poesias da lírica japonesa e de Epitáfio.
De Hermeto Pascoal, ela gravou sua transcrição para Série de arco e, de Gubaidulina, Os brinquedos musicais. O disco completo, gravado para o selo Rocinante, chegará ao streaming no final de julho; a edição física será lançada em LP.
“Eu já há algum tempo alimentava a ideia de fazer um disco todo de transcrições de peças não escritas para pião. Então o Silvio Fraga, diretor artístico do selo, sugeriu o nome do Stravinsky. E o trabalho começou a ganhar forma”, ela conta.
“Também queria muito incluir um compositor brasileiro e uma compositora. Pensei, então, no Hermeto. E, para o lado B, pareceu interessante a ideia de ter Os brinquedos musicais, em que a Gubaidulina descreve instrumentos e animais por meio do piano.”
Erika lançou em 2018, ao lado da violinista Francesca Anderegg, o disco Images of Brazil, para o selo Naxos, com obras de Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Léa Freire, Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Villani-Côrtes e Radamés Gnattali.
“O trabalho de gravar um disco como esse é muito diferente. As obras do Stravinsky são originalmente para formação camerística e, quando você faz transcrições, precisa fazer escolhas. Então há uma preparação bastante diferente. E estar no estúdio é uma experiência maravilhosa, é um processo realmente transformador”, diz.
Leia também
Notícias Prepare-se: oito concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Memória Graham Vick (1953-2021): crença absoluta na ópera
Notícias Festival de Campos do Jordão: dez concertos para ver ou rever
Notícias Metropolitan Opera encerra transmissões diárias de espetáculos
Notícias Theatro São Pedro exibe dobradinha de óperas russas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Gostaria de saber como…
Gostaria de saber como submeter um álbum para crítica. Tentei obter essa informação através do Facebook da revista mas não obtive resposta.
Prezado Heinz, por favor,…
Prezado Heinz, por favor, envie as suas dúvidas ou sugestões por e-mail para concerto@concerto.com.br. Obrigado! Saudações