A parceria entre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e seu novo regente titular e diretor musical Thierry Fischer acaba de gerar seu primeiro fruto discográfico: o registro das sinfonias 1 a 8 de Beethoven.
As gravações foram realizadas entre o final de 2020 e o começo de 2021, em concertos ao vivo na Sala São Paulo, e estão disponíveis de forma gratuita para streaming ou download pelo Selo Digital Osesp (clique aqui para acessar as gravações).
A interpretação das sinfonias do compositor foi o primeiro projeto de fôlego de Fischer à frente da Osesp, além de testemunho do trabalho do grupo durante a pandemia.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em março de 2020, o maestro falou da importância da realização do ciclo em seu primeiro ano à frente do grupo. Na ocasião, ensaiava com a Osesp a Missa Solene, que abriu a temporada do ano passado.
“Falei muito com a orquestra hoje sobre o que entendo como disciplina coletiva, como articulação coletiva. Precisaremos encontrar a personalidade em nosso relacionamento. E ela tem a ver com isso. O som de uma orquestra vem dessa capacidade de articulação, do desenvolvimento de uma coesão coletiva. Do prazer de fazer as coisas juntos. Projeção, precisão, balanço, equilíbrio, é nisso que vamos trabalhar. E é isso que Beethoven exige. É perfeito que comecemos essa parceria artística justamente com as oito sinfonias. Com elas, o objetivo é quebrar para construir. E, com elas, desenvolvemos um desejo coletivo de excelência.”
Os concertos com as sinfonias também foram transmitidos ao vivo pela internet, e estão sendo reapresentados na série Beethoven e tempos de Pandemia, que vai até o dia 9 de abril no canal do grupo no YouTube (veja aqui).
A Nona sinfonia ficou de fora do ciclo por ter sido apresentada no final de 2019 como parte da despedida de Mari Alsop como diretora musical.
Leia mais
Notícias Festival de Páscoa de Aix-en-Provence transmite concertos ao vivo
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line lançam programação de abril
Notícias Chiquinha Gonzaga é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Instituto Baccarelli concorre a prêmio de Inovação da conferência Classical:NEXT
Colunistas O jardim de delícias de Alberto Manguel, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.