Espetáculo estreia no dia 1º de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso; Associação Pró-Dança lança programa de Patronos 2023
Estreia no próximo dia 1º de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso, O quebra-nozes no mundo dos sonhos, criado por Márcia Haydée para a São Paulo Companhia de Dança. Trata-se de uma releitura do conto de E.T.A. Hoffmann, em que a fantástica história dos dois irmãos e do boneco quebra-nozes – que em uma noite de Natal viajam por um reino mágico e dançante – ganha referências brasileiras com danças urbanas, da capoeira, do samba e do balé clássico. A música é a do famoso balé de Tchaikovsky.
“Comecei na dança aos 3 anos de idade e estou com 85, então vocês podem imaginar que vi dezenas de Quebra-nozes na vida. Vocês podem ter certeza de que este que estamos fazendo aqui, com a São Paulo Companhia de Dança, é absolutamente original!”
Assim Márcia Haydée se dirigiu ao público convidado para o ensaio aberto realizado na última terça-feira, dia 22, na sede da companhia de dança, no Bom Retiro. E a pequena mostra do que se viu serviu de prova do que disse a diretora.
Na versão de Márcia Haydée, diferentemente do original, os irmãos têm uma relação de companheirismo e carinho. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico, é um mágico, e ao invés de levar os irmãos ao Reino das Neves (não tem neve no Brasil!), leva-os ao Mundo dos Sonhos, onde são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação.
“Foi um grande prazer receber esse convite da Inês [Inês Bogéa, diretora artística da SPCD] para montar meu primeiro Quebra-nozes e o primeiro da companhia”, afirmou Haydée. “Depois de tudo que o mundo passou nos últimos tempos, quis trazer um pouco de alegria por meio da arte, em uma versão que traz muito da minha história e com referências ao meu país de origem, que é o Brasil. Quis fazer um Quebra-nozes brasileiro, assim como somos. Quando cheguei aqui e me reencontrei com esses bailarinos pelos quais tenho tanto carinho, tudo fluiu e a história se construiu na sala de ensaio, a partir deles.”
Márcia Haydée é uma das maiores personalidades da dança brasileira de nosso tempo. Formada no Royal Ballet School de Londres, na Inglaterra, foi inicialmente solista e depois diretora do Ballet de Stuttgart, na Alemanha. Dançou com bailarinos como Rudolf Nureyev, Jorge Donn e Mikhail Baryshnikov e trabalhou com coreógrafos como Maurice Béjart, Jiri Kylian, William Forsythe e John Neumeier.
O quebra-nozes no mundo dos sonhos estará em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso entre os dias 1º e 4 e 8 e 11 de dezembro (quintas e sextas às 20h, sábados às 16h e às 20h e, aos domingos, às 17h). Clique aqui para mais detalhes do Roteiro.
Associação Pró-Dança lança programa Patronos 2023
No ensaio aberto, a Associação Pró-Dança, organização social que faz a gestão da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, também lançou o programa de Patronos 2023. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir financeiramente “para que a dança chegue a todos os públicos, que obras instigantes ganhem os palcos, que a arte tenha impacto social, que a cultura fortaleça a educação, que a economia criativa seja impulsionada e que a memória da dança brasileira seja registrada, ampliada e difundida”.
Clique aqui para mais informações sobre o programa de Patronos da Associação Pró-Dança.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.