Theatro Municipal de São Paulo celebra os 70 anos do Balé do IV Centenário 

por Redação CONCERTO 07/08/2024

A Orquestra Sinfônica Municipal e o Balé da Cidade de São Paulo se unem em agosto para realizar espetáculo composto por Pensamento cintilante, de Luis Garay, e Bioglomerata, de Cristian Duarte. A regência é de Alessandro Sangiorgi. 

O programa é parte de uma série de ações para celebrar os 70 anos da estreia pública do Ballet IV Centenário, companhia de dança criada em 1954 para as comemorações dos quatrocentos anos da cidade de São Paulo, que finalizou as suas atividades em 1955. 

Entre os dias 9 e 17 de agosto, o núcleo de dança Pérfida Iguana vai apresentar, na escadaria externa do teatro, a performance Fantasias Brasileiras. E, nos dias 28 e 29, acontece o Ciclo de Encontros: Memórias, histórias e contextos: Ballet IV Centenário 70 anos, uma série de encontros com especialistas.  

O ciclo começa no dia 28, às 15h, com a mesa Intersecção entre memórias, gestos, danças e palavras, que propõe uma conversa com artistas que integraram o Ballet; a conversa será mediada por Helena Katz (PUC-SP). No período da tarde, às 17h, a segunda mesa do dia abordará o tema Ballet IV Centenário: histórias e contextos, com participação de Acácio Ribeiro Vallim Junior (professor e crítico de dança), Karita Garcia Soares (UFG) e com mediação de Fernanda Bueno (coordenadora artística do Balé da Cidade).

Já no dia 29, às 15h, a mesa abordará o tema Resistências artísticas nos anos 1950, com participação de Rosane Borges (USP), Amailton Azevedo (PUC-SP) e mediação de Felipe Campos (coordenador do Núcleo de Articulação e Extensão do Theatro Municipal).

E o último encontro do ciclo será às 17h, com o tema Conversa sobre acervo do Ballet do IV Centenário, e participação da equipe do Acervo do Theatro Municipal. Na ocasião, o Núcleo de Acervo e Pesquisa lançará uma publicação da série Índice de fontes, com o título Ballet IV Centenário, que após ações de mapeamento, identificação e pesquisa, produziu um amplo levantamento de documentos do Ballet IV Centenário no acervo do Theatro Municipal de São Paulo, reunindo cerca de 394 itens, entre trajes de cena, programas de espetáculos, fotografias e outros documentos.

Como parte das celebrações, na semana de 26 a 30 de agosto será exibida a Mostra de Figurinos do Balé do IV Centenário que pertence ao Acervo do Theatro Municipal de São Paulo. Nela estarão reunidos figurinos de diferentes coreografias do Balé, além de outros documentos.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
São Paulo Contemporary Composers Festival abre espaço para a criação
Notícias Quarteto Sigma estreia obra de Rodrigo Lima e toca com Sinfônica de Minas Gerais
Antonio Meneses Um profundo pensador da música, por Irineu Franco Perpetuo
Antonio Meneses Um gênio musical, um amigo sensível e de simplicidade absoluta, por Luciana Medeiros
Crítica Ira Levin e Rodrigo Esteves garimpam revelações preciosas na dobradinha Busoni/Puccini, por Márvio dos Anjos
Opinião O Cultura Artística voltou!, por João Luiz Sampaio
Opinião Retrato do artista: alcides lanza, por João Marcos Coelho

Coreografia 'Lenda do amor impossível' [Kázmer Richard Sasso/Acervo Theatro Municipal]
Coreografia 'Lenda do amor impossível', apresentada pelo Ballet IV Centenário, em 1954 [Kázmer Richard Sasso/Fundação Bienal de São Paulo/Arquivo Histórico Wanda Svevo]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.