Retrospectiva 2024: Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra
“A temporada 2024 da Orquestra Sinfônica do Paraná destacou a música brasileira. Villa-Lobos abriu a temporada com a obra Floresta do Amazonas; o concerto especial de aniversário presenteou o público com os choros desse grande compositor brasileiro; e realizamos duas edições do programa Raízes Brasileiras, com composições de Guilherme Bernstein, Radamés Gnattali, André Mehmari, Clarice Assad, Hekel Tavares e Camargo Guarnieri.
Outro marco foi a Série Ouro: Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms, que atraiu mais de 13 mil pessoas. Para a homenagem, cada sinfonia foi acompanhada de obras românticas de outros compositores, sob a batuta do nosso diretor musical e maestro titular Roberto Tibiriçá, e atuação de solistas internacionais: Dmitry Shishkin, Guido Sant'Anna, Valentina Lisitsa e Cristian Budu. Foram grandes nomes e emoções no palco! Como exemplo, marcamos a presença feminina, com a maestra Simone Menezes e a pianista Juliana Steinbach sob o tema da música francesa, e trouxemos luz aos talentos da casa, com oito integrantes atuando como solistas.
Outro diferencial foi a promoção da Gala Lírica, que uniu a orquestra a vozes importantes do Paraná e do mundo. A versatilidade do grupo se manteve viva também nos espetáculos do Balé Teatro Guaíra, incluindo as estreias do ano: Unwaltz - isso não é uma valsa, com música de Strauss, e Orfeu e Eurídice. Para completar, O quebra-nozes fechou 2024 com a união de todos os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra, ligando a música ao vivo à dança, desde a formação, com a Escola de Dança Teatro Guaíra, até a nossa arte master, com o G2 Cia. de Dança.
E para 2025? Podemos adiantar que os 40 anos serão ao som da Sinfonia da Ressurreição, de Mahler. Será magnífico! Além da programação, um grande investimento do governo do Estado trará melhorias para a estrutura e novos instrumentos. E continuaremos transbordando a arte da música para outros palcos e públicos com o projeto Guaíra para todos.” [Depoimento de dezembro de 2024]
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.