Andrey Baranov toca Shostakovich com a Filarmônica de Minas Gerais

por Redação CONCERTO 08/05/2025

O maestro Silvio Viegas é o convidado das apresentações que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz hoje e amanhã na Sala Minas Gerais, com a participação do violinista Andrey Baranov, que venceu o Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em 2012.

Ele será o solista no Concerto para violino nº 1, de Shostakovich. David Oistrakh, que o estreou, chamava atenção para “a profundidade de seu conteúdo artístico” e para a forma como o compositor faz do violino “um papel shakesperiano”. O programa tem ainda Museu da Inconfidência, de Guerra-Peixe, e a Sinfonia nº 1, Sonhos de inverno, de Tchaikovsky.

Nos dias 15 e 16, o maestro José Soares e a harpista Clémence Boinot apresentam o Concerto para harpa de François-Adrien Boieldieu, autor de diversas óperas e chamado de “Mozart francês” (seu concerto é tido como um dos mais marcantes do repertório). O programa tem ainda Finlândia, de Jean Sibelius, e a Sinfonia nº 8, de Dvorák.

O diretor artístico Fabio Mechetti reencontra os músicos da Filarmônica nos dias 29 e 30, quando a solista será a violinista Elizabeth Fayette, elogiada pelo New York Times por seu “som sedutor, brilhante e virtuosismo experiente”. Ela vai tocar a Fantasia escocesa, de Bruch. Outro destaque do programa é Cristais, de Igor Maia, obra vencedora do Festival Tinta Fresca, dedicado a jovens compositores.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Crítica 
‘Don Giovanni’ no Theatro Municipal de São Paulo: na prática, a teoria é outra, por João Luiz Sampaio
Entrevista Paulo Szot é um dos protagonistas do último musical de Sondheim, em Londres, por Luciana Medeiros
Notícias Após Trump propor fim do National Endowment for the Arts, entidade cancela doações
Notícias Andrey Baranov toca Shostakovich com a Filarmônica de Minas Gerais


O violinista Andrey Baranov [Divulgação/Alexander Fefelov]
O violinista Andrey Baranov [Divulgação/Alexander Fefelov]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.