A 14ª edição do Festival Artes Vertentes, que acontece de 11 a 21 de setembro em Tiradentes, São João del-Rei e Bichinho (MG), destaca-se pela programação musical que entrelaça tradição erudita e criação contemporânea.
Em 2025, o festival celebra os 150 anos de Maurice Ravel com uma série de interpretações de sua obra vocal e camerística, em diálogo com influências coloniais e afro-americanas. Parte oficial da Temporada Cultural França-Brasil, o evento reúne estreias mundiais, como O boi voador, de André Mehmari, peça para piano a quatro mãos que responde, do século XXI, à célebre Le Boeuf sur le toit, de Darius Milhaud.
“A programação musical deste ano nasce do desejo de traçar conexões entre repertórios históricos e questões contemporâneas”, explica o pianista Luiz Gustavo Carvalho, curador do evento.
“Quando escolhemos destacar a obra de Ravel, por exemplo, não foi apenas por sua relevância no repertório clássico, mas pela escuta que ele estabeleceu com outras culturas, especialmente o jazz afro-americano e referências coloniais. Essas interseções revelam muito do que nos interessa curatorialmente: tensionar fronteiras, desestabilizar hierarquias e propor novas escutas entre as margens do Atlântico. O festival não se limita a repetir obras consagradas – ele busca ativar suas camadas políticas, poéticas e históricas, sem perder o compromisso com a excelência artística.”
Leia também
Notícias Revista CONCERTO festeja 30 anos com a Orquestra Sinfônica da USP
Notícias Theatro Municipal de São Paulo terá ‘Tristão e Isolda’ e ‘Don Carlo’ em 2026
Notícias Prepare-se: destaques principais da programação da semana
Notícias Filarmônica de Minas Gerais abre inscrições para 16º Laboratório de Regência
Notícias Orquestra Novo Mundo celebra história do Neojiba
Podcast Panorama Clássico: a temporada 2026 do Theatro Municipal de São Paulo
Crítica ‘Missa Nelson’ de Haydn é ponto alto do concerto da Osesp, por Nelson Rubens Kunze
![Nova edição acontece de 11 a 21 de setembro em Tiradentes [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-tiradentes.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.