Theatro Municipal de São Paulo terá ‘Tristão e Isolda’ e ‘Don Carlo’ em 2026

por Redação CONCERTO 08/08/2025

Programação lírica inclui ainda títulos como Intolleranza, de Luigi Nono, e estreia de nova ópera de Jocy de Oliveira

O Theatro Municipal de São Paulo vai apresentar, em 2026, as óperas Tristão e Isolda, de Wagner; Don Carlo, de Verdi; Andrea Chenier, de Giordano; Intoleranza, de Luigi Nono; O amor das três laranjas, de Prokofiev; e uma dobradinha com uma nova ópera de Jocy de Oliveira e Édipo Rei, de Stravinsky. Entre os destaques da programação sinfônica, está a presença do compositor chinês Tan Dun, que vai reger concerto com obras suas.

A temporada foi construída a partir do questionamento: “o que deixamos para trás quando o mundo, como o conhecemos, colapsa?”. O objetivo, segundo a direção do teatro, é “pensar um legado”. “Enquanto a temporada de 2025 consolidava mudanças e tornava a programação do Theatro Municipal naturalmente diversa, multifacetada, inventiva e plural, a nova temporada se propõe a aprofundar essa jornada, convidando o público a uma reflexão profunda sobre a nossa condição humana e sobre o que deixaremos para as futuras gerações.”

A primeira ópera será O amor das três laranjas, em março, remontagem da produção de Luiz Carlos Vasconcelos. Em seguida, em maio, vem Intolleranza, com direção de Nuno Ramos e Eduardo Climachauska.

Em seguida, em julho, será apresentada Tristão e Isolda, com direção de Daniela Thomas e elenco com o tenor Simon O’Neill e a soprano Annemarie Kremer. Don Carlo é a ópera seguinte, em setembro, com direção de Caetano Vilela e elenco composto por Atalla Ayan (Don Carlo), Luiz-Ottavio Faria (Felipe II) e Ailyn Pérez (Elisabetta). Já a double bill será apresentada em novembro, com Ana Vanessa dirigindo a ópera de Jocy de Oliveira e Georgette Fadel, Édipo Rei.

O encerramento da temporada lírica será com Andrea Chenier. A montagem será assinada por Caio Araujo, carnavalesco da Mocidade Alegre, e Carla Camurati.

Texto em atualização.

Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Stig Lavor]
Theatro Municipal de São Paulo [Divulgação/Stig Lavor]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.