ATUALIZAÇÃO [dia 26, 16h50]: A Orquestra Sinfônica da USP enviou comunicado informando que, por motivos de saúde, essa apresentação foi cancelada.
O compositor Aylton Escobar será homenageado neste sábado em concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Ele próprio estará à frente do grupo no Anfiteatro Camargo Guarnieri.
De Escobar, será apresentada Lírica esquecida em 1960: dois fragmentos irônicos, peça de 2019 estreada pela Osusp. Em seguida, a orquestra toca a Sonatina, de Edino Krieger (em orquestração de Escobar), e a Sinfonia nº 4 de Brahms.
Compositor, regente, educador e gestor cultural, Escobar conversou com Irineu Franco Perpetuo em entrevista publicada na edição de janeiro da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes]. Na ocasião, relembrou sua trajetória e falou do momento atual.
"O teatro me ensinou a ser músico. A liberdade do teatro. A vontade do teatro como criação, como manifestação, como cena, como desenvolvimento, como uso do corpo”, contou, falando de seu afastamento da música de caráter nacionalista.
Sobre os 80 anos, disse estar ainda fazendo contas. “Esses números parecem dançar em minha cabeça e meu espírito. Para muitos, são 80; para alguns, talvez até mais; para mim, muito menos. Ainda estou em dúvida. São meus sentimentos, quando estou sozinho, comigo mesmo, que me apontam a realidade. Então eu sinto dores no corpo e também na alma, sinto muitas alegrias e sinto, mais de qualquer coisa, que devo agradecer. E se isso acontece é porque estou vivo e porque posso fazer bem mais. Eu tenho uns escorregões, que me soam um pouco teenager, porque duvido de várias coisas, mas tenho muita vontade. E tenho planos que deixei para trás e agora me perseguem, querem que eu aja, que eu os traduza em alguma verdade que outras pessoas possam conhecer.”
Escobar vive hoje no interior de São Paulo. “Eu não aguentava mais a gritaria e a arrogância de São Paulo. Vim ao encontro de meus ancestrais na velha e nova cidade de Atibaia, à procura do silêncio, de outra respiração”, conta.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Entrevista com Aylton Escobar, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Trio com Ira Levin, Emmanuele Baldini e Rafael Cesario faz recitais na Sala Cecília Meireles
Notícias Compositor Ronaldo Miranda é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Notícias Sesc anuncia construção de doze novas unidades no estado de São Paulo
Notícias Martyn Brabbins rege a Osesp e enfrenta corte de verbas em Londres
Crítica Memórias de Canudos no Festival Amazonas de Ópera, por João Luiz Sampaio
Crítica Ópera da juventude já apontava caminhos de Francisco Mignone, por Camila Fresca
![O maestro e compositor Aylton Escobar [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-aylton_escobar_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.