A Congregação Israelita Paulista, CIP, promove no dia 13, na Sala São Paulo, um concerto beneficente para marcar os 75 anos do estado de Israel. A apresentação conta com a presença da Orquestra Sinfônica Heliópolis e do maestro Isaac Karabtchevsky.
O solista será o trompetista Sergei Nakariakov, que vai tocar o Concerto para trompete nº 4, de Mozart, e as Variações sobre um tema rococó, de Tchaikovsky, em uma versão feita por ele para orquestra e flugelhorn, instrumento que é parte da família dos trompetes, mas com uma sonoridade que tende a ser mais introspectiva.
O tema inicial da obra de Tchaikovsky é um dos mais belos escritos pelo compositor, uma declaração de amor à inocência perdida do século XVIII – daí o termo Rococó, que surgiu como resposta ao Barroco, propondo maior leveza e intimismo. Já o concerto de Mozart tem uma escrita brilhante, marcada também por enorme lirismo.
Nakariakov, em sua ampla discografia, registrou tanto obras escritas para trompete como ampliou o repertório por meio de versões interessantes de peças originalmente compostas para outros instrumentos.
O programa tem ainda Abertura Egmont, de Beethoven, e Capricho italiano, de Tchaikovsky, que abrem e fecham o programa, respectivamente.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.