O Coral Paulistano apresenta na quinta, dia 12, o programa Paulistano 90 anos: memórias. O repertório tem como destaque a estreia mundial de Auto de todo mundo e ninguém, de Camargo Guarnieri, que foi o primeiro regente do grupo. A regência do espetáculo é da maestra Maíra Ferreira.
Como conta Ana Cursino Guariglia em texto publicado na edição de janeiro e fevereiro da Revista CONCERTO, a obra, dos anos 1980, foi redescoberta pelo compositor Antonio Ribeiro.
“Ribeiro estudou composição com Guarnieri e frequentava as aulas do mestre no escritório localizado na rua Pamplona, em São Paulo, onde o compositor também guardava boa parte de suas composições. Ribeiro acessava os documentos a pedido de Guarnieri. Numa dessas ocasiões, tomou conhecimento de Auto de todo mundo e ninguém, mas não deu tanta importância ao manuscrito. Depois da morte do compositor, em 1993 seu acervo foi movido para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Ribeiro auxiliou a equipe na primeira organização do material e se deparou novamente com o texto e, em 2013, decidiu fazer uma revisão musicológica e uma edição da peça.”
O texto de Auto de todo mundo e ninguém é uma adaptação que Carlos Drummond de Andrade fez do Auto da Lusitânia, do poeta português Gil Vicente, que traz uma discussão entre dois personagens, Todo Mundo (coro) e Ninguém (tenor solista). Enquanto ambos conversam sobre honra, verdade, vida e morte, Belzebu anota as conclusões.
O programa tem ainda obras de Palestrina, Villa-Lobos, Dinorá de Carvalho e de Antonio Ribeiro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Acervo CONCERTO A vida de Camargo Guarnieri
Notícias Ocam faz pré-temporada no Instituto Tomie Ohtake
Notícias Festival Ecano de Música propõe diálogos e realiza concertos com obras dos séculos XX e XXI
Notícias Guilherme Mannis deixa a direção artística da Orquestra Sinfônica de Sergipe
Notícias Festival de Maio 2026 promove três concertos temáticos em Belo Horizonte
Crítica Descobertas – e reinvenções – musicais, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.