Os Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO acabam de lançar sua programação on-line para o mês de setembro. Serão dez cursos. Cada um deles terá quatro aulas, de 1 hora e meia de duração, em 4 dias seguidos; os cursos são oferecidos em dois horários, às 11h e às 19h. As aulas serão transmitidas ao vivo pela internet (cada aluno receberá um link para ter acesso).
A programação começa no dia 1º pela manhã, quando o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo oferece uma nova edição do curso Música e Literatura, agora dedicada aos autores franceses - Victor Hugo, Marcel Proust, Gustave Flaubert e Honoré de Balzac – e o modo como inspiraram criações de grandes compositores.
Também no dia 1º, à noite, o violonista e crítico musical Sidney Molina aborda o itinerário que levou o jovem Beethoven a se tornar o grande músico da maturidade no curso Como Ludwig se tornou Beethoven.
Na segunda semana da programação, o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho oferece o curso Quatro estreias que mudaram a história, voltando ao momento em que nasceram O messias, de Händel; a Nona sinfonia, de Beethoven; a Sinfonia fantástica, de Berlioz; e A sagração da primavera, de Stravinsky.
E o crítico musical João Luiz Sampaio, também a partir do dia 8, aborda em paralelo as obras do italiano Giuseppe Verdi e do alemão Richard Wagner, as duas principais figuras da ópera no século XIX, no curso Verdi e Wagner.
Após uma introdução ao universo da música sacra, o professor e maestro André Rodrigo investiga em um novo curso a Missa de Réquiem, gênero abordado por diferentes compositores ao longo da história, como Palestrina, Mozart, Brahms, Verdi e Britten. Também na terceira semana, com A história da música no Classicismo, o período clássico é o tema de mais um curso da série dedicada pelo professor Leonardo Martinelli a um olhar mais detalhado a respeito da história da música.
A pianista e professora Danieli Longo Benedetti estreia na programação dos Cursos CLÁSSICOS a partir do dia 22, com o curso Sociedades musicais francesas, que volta à França final do século XIX e começo do século XX, onde, em meio a um conturbado momento histórico, as sociedades musicais lutaram pela criação musical, responsáveis pela estreia de obras de autores como Debussy, Ravel e Erik Satie.
A quarta semana tem ainda o curso Chopin e Liszt, com a pianista e professor Helen Galo mostrando a importância dos dois autores para a história do piano, oferecendo um panorama com as principais obras dos dois compositores, assim como aspectos biográficos.
Na última semana do mês, mais dois cursos. A jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca oferece o curso Alberto Nepomuceno: criando uma música brasileira. No centenário de morte do compositor, ela vai mostrar a importância que sua obra, assim como a de outros autores da geração romântica brasileira, teve na formatação da ideia de uma música clássica brasileira.
E Leonardo Martinelli vai tratar, no curso A história da música no Romantismo, das múltiplas facetas da criação artística durante o período romântico, abordando o espírito da época, os seus principais compositores e as obras mais marcantes
Tendo em vista a quarentena, a programação dos Cursos CLÁSSICOS on-line é oferecida para todos interessados pelo preço especial de R$ 120,00 por curso (o que equivale a um desconto de 50% sobre o preço de R$ 240,00 dos Cursos CLÁSSICOS presenciais).
Clique aqui para escolher o seu curso.
Veja abaixo mais detalhes sobre a programação:
Cursos CLÁSSICOS on-line – Programação especial de quarentena
Música e literatura: os franceses
Por Irineu Franco Perpetuo, jornalista, crítico musical e tradutor
Victor Hugo, Marcel Proust, Gustave Flaubert e Honoré de Balzac: o curso mostra a presença da música na obra de autores franceses – e o modo como eles também inspiraram criações de grandes compositores ao longo da história.
Dias 1º, 2, 3 e 4 de setembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Como Ludwig se tornou Beethoven
Por Sidney Molina, músico, professor e crítico musical
Qual é o itinerário que conduz o jovem aprendiz às obras de maturidade? Amparado por informações biográficas recém lançadas e uma constante escuta musical comentada, o curso tentará desvendar em que consiste a arte de Beethoven.
Dias 1º, 2, 3 e 4 de setembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Quatro estreias que mudaram a música
Por João Marcos Coelho, jornalista e crítico musical
O curso relembra quatro obras-primas em suas noites de estreia, momentos que mudaram a história da música: O messias, de Händel; a Nona sinfonia, de Beethoven; a Sinfonia fantástica, de Berlioz; e A sagração da primavera, de Stravinsky.
Dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Verdi e Wagner
Por João Luiz Sampaio, jornalista e crítico musical
O curso vai abordar em paralelo as obras do italiano Giuseppe Verdi e do alemão Richard Wagner, as duas principais figuras da ópera no século XIX, responsáveis por revolucionar o modo como entendemos o gênero.
Dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
A missa de Réquiem
Por André Rodrigo, maestro e professor
Após uma introdução ao universo da música sacra, o professor André Rodrigo investiga neste novo curso a Missa de Réquiem, gênero abordado por diferentes compositores ao longo da história, como Palestrina, Mozart, Brahms, Verdi e Britten.
Dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
A história da música no Classicismo
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
O período clássico é o tema de mais um curso da série dedicada pelo professor Leonardo Martinelli a um olhar mais detalhado a respeito da história da música (veja também abaixo curso sobre o período romântico).
Dias 15, 16, 17 e 18 de setembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Sociedades musicais francesas
Por Danieli Longo Benedetti, pianista e professora
Uma viagem à França do final do século XIX e começo do século XX, onde, em meio a um conturbado momento histórico, as sociedades musicais lutaram pela criação musical, responsáveis por obras de autores como Debussy, Ravel e Erik Satie.
Dias 22, 23, 24 e 25 de setembro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
Chopin e Liszt
Por Helen Gallo, pianista e professora
O curso vai abordar a importância da produção de Frédéric Chopin e Franz Liszt para a história do piano, oferecendo um panorama com as principais obras dos dois compositores, assim como aspectos biográficos.
Dias 22, 23, 24 e 25 de setembro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
Alberto Nepomuceno: criando uma música brasileira
Por Camila Fresca, jornalista e pesquisadora
No centenário de morte do compositor Alberto Nepomuceno, o curso trata da importância que sua obra, assim como a da geração romântica brasileira, teve na formatação da ideia de uma música clássica brasileira.
Dias 29 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, das 11h às 12h30
[Clique aqui para se inscrever]
A história da música no Romantismo
Por Leonardo Martinelli, compositor e professor
O curso vai tratar das múltiplas facetas da criação artística durante o período romântico, abordando o espírito da época, os seus principais compositores e as obras mais marcantes de um momento fundamental para história da música.
Dias 29 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, das 19h às 20h30
[Clique aqui para se inscrever]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.