Programação terá 8 atrações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A Dellarte, mais importante entidade promotora de concertos do Rio de Janeiro, lançou a sua temporada 2022. A série, intitulada O Globo / Concertos Internacionais, terá piano solo, recital, música de câmara e orquestra sinfônica e, como é tradição, acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Há 40 anos no mercado, a Dellarte comemora as mais de 5 mil apresentações para dois milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, balé, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo. [...] Nosso lema é ‘o espetáculo já começou’”, afirma a presidente Myrian Daueslberg.
A abertura acontece no dia 12 de maio, com o grande tenor polonês Piotr Beczala. O cantor, um dos mais requisitados da atualidade, se apresenta regularmente nas principais casas de ópera do mundo.
A Orchestre Royal Philharmonique de Liège dirigida por Gergely Madaras tendo o exímio pianista Nikolai Lugansky como solista se apresenta em seguida, no dia 23 de junho. O pianista russo, famoso pelo apuro de suas interpretações, executará o Concerto para piano e orquestra nº 2 de Chopin.
Em julho, o destaque é a Camerata Bariloche, que terá a direção musical de Freddy Varela Montero. Um dos mais antigos e prestigiados grupos de câmara do continente, o conjunto já soma mais de 25 turnês por 33 países.
A pianista georgiana Khatia Buniatishvili é a atração do dia 7 de agosto. Reconhecida e admirada pelo virtuosismo e energia de suas interpretações, a artista é detentora de alguns dos mais importantes prêmios internacionais.
Ainda em agosto, no dia 15, a Dellarte promove o concerto da Orchestre Symphonique de Longueuil, do Canadá, com direção e violino de Alexandre da Costa e solos do pianista Jean-Philippe Sylvestre. Eles apresentarão um programa intitulado “Stradivarius em Viena”, que conduz os ouvintes a uma viagem à capital austríaca, com a magia de seus maravilhosos bailes.
Em outubro será a vez da Orquestra Sinfônica Brasileira subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma apresentação especial. Sob comando do maestro Ira Levin, a orquestra interpretará obras de Carl Nielsen e Edvard Grieg, e terá a participação da pianista russa Ksenia Kogan.
O conjunto Interpreti Veneziani, aclamado por público e crítica, é a atração do dia 27 de outubro. Trata-se de um dos mais notáveis grupos italianos – “internacionalmente louvado por suas interpretações de sabor mediterrâneo” –, que já se apresentou nas principais salas de concerto do mundo, bem como nos Festivais de Melbourne, Bayreuth e Václav Hudeček de Praga.
Fecha a temporada, no dia 24 de novembro, o pianista Benjamin Grosvenor, que promete ser um dos pontos altos de toda a temporada. Aclamado por suas interpretações densas e eletrizantes, Grosvenor é artista exclusivo da Decca Classics e detentor de diversos prêmios.
As assinaturas para os 8 espetáculos custam entre R$ 400 (galeria) e R$ 12 mil (frisas e camarotes) e podem ser adquiridas no site da Dellarte [clique aqui para ir ao site].
Clique aqui para ver mais detalhes da programação.
Leia também
Notícia Prepare-se: semana tem concertos e ópera
Crítica Para ouvir e ler a Semana de 1922 como ela merece, por Irineu Franco Perpetuo
Revista CONCERTO Mariana Menezes desponta como destaque, por João Luiz Sampaio
Revista CONCERTO Entrevista com Bruno Procópio, por Luciana Medeiros
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.