Dellarte anuncia temporada internacional

por Redação CONCERTO 20/03/2022

Programação terá 8 atrações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Dellarte, mais importante entidade promotora de concertos do Rio de Janeiro, lançou a sua temporada 2022. A série, intitulada O Globo / Concertos Internacionais, terá piano solo, recital, música de câmara e orquestra sinfônica e, como é tradição, acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Há 40 anos no mercado, a Dellarte comemora as mais de 5 mil apresentações para dois milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, balé, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo. [...] Nosso lema é ‘o espetáculo já começou’”, afirma a presidente Myrian Daueslberg.

A abertura acontece no dia 12 de maio, com o grande tenor polonês Piotr Beczala. O cantor, um dos mais requisitados da atualidade, se apresenta regularmente nas principais casas de ópera do mundo.

A Orchestre Royal Philharmonique de Liège dirigida por Gergely Madaras tendo o exímio pianista Nikolai Lugansky como solista se apresenta em seguida, no dia 23 de junho. O pianista russo, famoso pelo apuro de suas interpretações, executará o Concerto para piano e orquestra nº 2 de Chopin.

Em julho, o destaque é a Camerata Bariloche, que terá a direção musical de Freddy Varela Montero. Um dos mais antigos e prestigiados grupos de câmara do continente, o conjunto já soma mais de 25 turnês por 33 países.

A pianista georgiana Khatia Buniatishvili é a atração do dia 7 de agosto. Reconhecida e admirada pelo virtuosismo e energia de suas interpretações, a artista é detentora de alguns dos mais importantes prêmios internacionais.

Ainda em agosto, no dia 15, a Dellarte promove o concerto da Orchestre Symphonique de Longueuil, do Canadá, com direção e violino de Alexandre da Costa e solos do pianista Jean-Philippe Sylvestre. Eles apresentarão um programa intitulado “Stradivarius em Viena”, que conduz os ouvintes a uma viagem à capital austríaca, com a magia de seus maravilhosos bailes.

Em outubro será a vez da Orquestra Sinfônica Brasileira subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma apresentação especial. Sob comando do maestro Ira Levin, a orquestra interpretará obras de Carl Nielsen e Edvard Grieg, e terá a participação da pianista russa Ksenia Kogan. 

O conjunto Interpreti Veneziani, aclamado por público e crítica, é a atração do dia 27 de outubro. Trata-se de um dos mais notáveis grupos italianos – “internacionalmente louvado por suas interpretações de sabor mediterrâneo” –, que já se apresentou nas principais salas de concerto do mundo, bem como nos Festivais de Melbourne, Bayreuth e Václav Hudeček de Praga. 

Fecha a temporada, no dia 24 de novembro, o pianista Benjamin Grosvenor, que promete ser um dos pontos altos de toda a temporada. Aclamado por suas interpretações densas e eletrizantes, Grosvenor é artista exclusivo da Decca Classics e detentor de diversos prêmios.

As assinaturas para os 8 espetáculos custam entre R$ 400 (galeria) e R$ 12 mil (frisas e camarotes) e podem ser adquiridas no site da Dellarte [clique aqui para ir ao site].

Clique aqui para ver mais detalhes da programação.

Leia também
Notícia Prepare-se: semana tem concertos e ópera
Crítica Para ouvir e ler a Semana de 1922 como ela merece, por Irineu Franco Perpetuo
Revista CONCERTO Mariana Menezes desponta como destaque, por João Luiz Sampaio
Revista CONCERTO Entrevista com Bruno Procópio, por Luciana Medeiros

Orchestre Royal Philharmonique de Liège (divulgação)
Orchestre Royal Philharmonique de Liège (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.