Em turnê, grupos do Neojiba apresentam ópera ‘Dulcinéia e Trancoso’, de Eli-Eri Moura

por Redação CONCERTO 09/08/2023

Em turnê pelos estados do Norte e do Nordeste, os grupos do Neojiba fazem hoje em João Pessoa a primeira apresentação de um dos programas da viagem: uma montagem da ópera Dulcinéia e Trancoso, de Eli-Eri Moura.

Participam a Orquestra Neojiba e o Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet. Os solistas são Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Ana Carolina e Camila Ceuta (sopranos), Samuel Ressureição e Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo e Iuri Nery (baixos).

Herdeira do Movimento Armorial, a ópera de Eli-Eri Moura conta com libreto de W. J. Solha e tem personagens como Ariano Suassuna, Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita. A montagem do Neojiba estreou em Salvador no ano passado, como parte das celebrações pelos quinze anos do projeto.

A Turnê da Liberdade teve início no dia 5, em Aracaju, e já passou por Maceió e Recife. Em João Pessoa, haverá apresentação também amanhã, dia 10, e os grupos seguem então para Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20).

Dois programas foram montados para a turnê. Dulcineia e Trancoso será apresentada também nos dias 12 e 17. Já nos dias 10, 13, 18 e 20, as apresentações começam com o Romance em fá menor op. 11, de Dvorák, e com o Concerto para violino de Schumann – as obras terão como solistas os spallas da Orquestra Neojiba, Eliel Santana e Isabela Rangel; já nos concertos de Manaus e Salvador, os solos serão da violinista Midori.

Em seguida, orquestra e coro se unem para interpretar É doce morrer no mar, de Dorival Caymmi, em arranjo de Ernst Widmer; ‘Stamos em pleno mar, de André Mehmari; Traços brasilis, de Wellington Gomes; e Canticum naturale, de Edino Krieger.

Músicos do Neojiba [Divulgação]

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.