Festival de documentários In-Edit apresenta filmes que abordam a música clássica

por Redação CONCERTO 15/06/2023

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece em São Paulo até o dia 25 de junho, tem na programação uma série de filmes com temáticas ligadas à música clássica – e alguns deles serão exibidos também on-line.

Na Competição Nacional, concorre o documentário Villa-Lobos em Paris, de Alexandre Guerra e Marcelo Machado. O filme percorre os lugares pelos quais o compositor passou em sua temporada francesa após a Semana de Arte Moderna, em 1922. “Uma das motivações para fazer este filme é o fato de que os heróis brasileiros são muito negligenciados e maltratados e não são colocados à altura que merecem, como Santos Dumont e o próprio Villa-Lobos. O tempo ajuda a colocar poeira na memória dessas pessoas e precisamos tirar esse pó e trazê-los vivos”, diz Guerra.

O filme terá três sessões: no dia 17, no CineSesc, com participação dos diretores; dia 20, no Centro Cultural São Paulo; e no dia 23, na Cinemateca Brasileira. 

Filmagens de 'Villa-Lobos em Paris' [Divulgação]
Filmagens de 'Villa-Lobos em Paris' [Divulgação]

Integrando a mostra Brasil.Doc, Chiquinha Gonzaga - Música Substantivo Feminino, de Juliana Baraúna e Igor Miguel, recupera a história da compositora e pianista brasileira. Para os diretores, além da questão musical, o filme tem a preocupação de mostrar Chiquinha Gonzaga como um ícone da liberdade.  A primeira exibição do filme será no dia 16, no Cine Olido, seguida de recital com os pianistas Karin Fernandes e Hercules Gomes. No dia 18, a sessão acontece no Cecília Cultural e, no dia 22, no Centro Cultural São Paulo. 

Também na Brasil.Doc, será apresentado o filme Louis Moreau Gottschalk, Popstar no século XIX ou Somente um Pianista, de Rubens Crispim Jr. e Heloisa Faria. Os dois recontam a vida de Gottschalk e suas viagens pelos Estados Unidos, Porto Rico e pelo Rio de Janeiro, onde morreu. O filme terá exibições nos dias 17 (Centro Cultural São Paulo) e 24 (Cine Olido).

Entre os curtas, o destaque é Volta ao Mundo, Kamará, de Eduardo Tosta e Karol Azevedo. O filme acompanha os músicos do Neojiba na turnê realizada no ano passado pela Europa. Mostra os bastidores da orquestra e conta a trajetória de Kamarámusik, primeira obra para berimbau e orquestra, composta pelo baiano Jamberê. Ele é um dos entrevistados do curta, que também traz depoimentos da pianista Maria João Pires e do percussionista Raysson Lima, solistas da turnê.

Cena de 'Volta ao mundo, Kamará' [Divulgação/Eduardo Tosta]
Cena de 'Volta ao mundo, Kamará' [Divulgação/Eduardo Tosta]

O filme poderá ser visto nos dias 21 (Centro da Terra), 22 (Cinemateca Brasileira) e 25 (Cine Olido). A produção, assim como o documentário sobre Gottschalk, também será exibida on-line. Volta ao Mundo, Kamará, fica em cartaz entre os dias 15 e 25 de junho no Itauplay. E Louis Moreau Gottschalk, Popstar no século XIX ou Somente um Pianista, é atração, no mesmo período, do SPCineplay. Entre os dias 19 e 25, ambos vão integrar a programação da In-Edit TV.

Na mostra internacional, será exibido o filme Licht: Stockhausen’s Legacy, de Oeke Hoogendijk . A produção holandesa acompanha uma recente produção de Licht, de Stockhausen. “Neste filme, suas duas esposas assumem o desafio de montá-la mesmo sabendo que o projeto pode mudar suas vidas para sempre. Com a ajuda do governo holandês, elas embarcam num processo sem volta que envolve não só a complexidade de entender e interpretar a obra, mas também paixões e atritos pessoais”, diz a sinopse. As sessões acontecem no CineSesc (dia 19), na Cinemateca Brasileira (dia 21) e no Centro Cultural São Paulo (dia 24).

A programação completa do In-Edit Brasil pode ser acessada aqui.

Leia também
Revista CONCERTO
 Mulher, negra e compositora, por Camila Fresca [acesso exclusivo para assinantes]
Notícias Programa Prelúdio da TV Cultura abre inscrições para nova temporada
Notícias Michelle Cann toca concerto de Florence Price no Theatro Municipal de São Paulo
Dança em Diálogo ‘O maestro é – sem dúvida – um grande bailarino!’, por Inês Bogéa

Cena de 'Licht: Stockhausen's legacy' [Divulgação]
Cena de 'Licht: Stockhausen's legacy' [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.