Festival Vermelhos é destaque da Revista CONCERTO de agosto

por Redação CONCERTO 29/07/2019

Realizado na Ilhabela, no litoral de São Paulo, o Festival Vermelhos de Música e Artes Cênicas é o tema da matéria da capa da edição de agosto da Revista CONCERTO. Em conversa com o editor-executivo João Luiz Sampaio, Samuel MacDowell de Figueiredo, criador do evento, conta sobre o conceito do festival, que reúne grandes atrações da música clássica e da música popular brasileira para apresentações em teatros construídos em perfeito diálogo com a natureza.

Em agosto, será dada a largada para um projeto inédito: a estreia do Concerto para violoncelo de Marlos Nobre, encomendado pelo Osesp em parceria com as filarmônicas de Minas Gerais e Goiás e a Orquestra Petrobrás Sinfônica e a Fundação Gulbenkian, de Portugal. A peça, que será estreada pelo violoncelista Antonio Meneses na Sala São Paulo, também comemora os 80 anos do compositor, que conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre sua carreira.

Também em agosto, o Theatro São Pedro de São Paulo apresenta sua terceira ópera do ano, L’italiana in Algeri, de Rossini. O compositor e colaborador da Revista CONCERTO Leonardo Martinelli falou com a maestrina Valentina Peleggi e com a diretora cênica Livia Sabag sobre a obra, a importância do período bel cantista e a respeito do diálogo entre a ópera de Rossini e questões de nosso tempo.

A ópera, por sinal, é um dos destaques do mês. Em São Paulo, o Coro Lírico Municipal, corpo estável do Theatro Municipal de São Paulo, inicia as comemorações pelos seus 80 anos, como conta em reportagem a jornalista Camila Fresca. E, em Porto Alegre, o Theatro São Pedro vai receber uma produção de Orfeu e Eurídice, de Gluck, encabeçada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. No elenco, está a soprano Carla Cottini, que conversou com a jornalista Luciana Medeiros sobre sua carreira e os desafios deste repertório.

A cravista Rosana Lanzelotte também é destaque da edição de agosto da CONCERTO. Ela dirige no Rio de Janeiro, ao lado do francês Olivier Baumont, o projeto Baroque in Rio, que tem como objetivo celebrar a parceria entre artistas brasileiros e franceses na interpretação e pesquisa da música barroca.

E há ainda os textos de nossos colunistas: o maestro Júlio Medaglia relembra a importância de João Gilberto para a música brasileira; Jorge Coli comenta o livro The Time of Our Singing, de Richard Powers; e João Marcos Coelho discute a relação de nosso mundo musical com o seu passado.

As notícias do mundo da música clássica e as informações detalhadas sobre a programação em todo o país você também encontra no novo número da Revista CONCERTO.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br ou pelo telefone (11) 3539-0048.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Ligue para (11) 3539-0048 ou assine na Loja CLÁSSICOS.

Revista CONCERTO 0819
 

Curtir