A série de concertos internacionais da Tucca traz ao Brasil no dia 24 o Grupo Sphinx Virtuosi. A orquestra de câmara é formada por músicos ligados à Organização Sphinx, que trabalha pela inclusão de músicos negros e latinos no meio musical norte-americano.
O projeto foi criado há 25 anos em Detroit, no estado de Michigan, com o objetivo de lutar por diversidade e representatividade e por mais espaço para artistas negros e latinos.
“A Sphinx surgiu como resposta à falta de representação e participação de artistas negros e latinos no cenário da música clássica. Àquela altura, negros representavam 1,5% dos músicos de orquestra nos Estados Unidos, onde são 14% da população. No caso dos latinos, algo semelhante acontecia, e hoje eles são quase 19% da população. Havia uma desconexão, uma falta de harmonia flagrante, entre o meio musical e a sociedade como um todo. Aaron Dworkin se propôs a pensar formas de mudar as estatísticas. E essa preocupação tinha a ver com sua própria experiência de ser, na maior parte das vezes, o único músico negro na sala. Quando a Sphinx nasceu, era um programa. Hoje, é mais que isso, é um movimento, é um agente a trabalhar pela mudança de percepções a respeito do universo da música clássica”, contou Afa Dworkin, diretora artística do projeto, em entrevista à Revista CONCERTO.
Um dos campos de ação da Sphinx diz respeito à encomenda de obras. “É uma preocupação ligada à criação de um novo repertório. O que buscamos é fazer deste repertório um universo maior e mais rico. Todos os anos solicitamos obras, e acredito que esse também é um campo no qual houve crescimento”, ela explica.
O concerto em São Paulo traz algumas das peças encomendadas pelo projeto a autores negros e latinos. De Michael Dudley, será tocada Prayer for our Times; de Valerie Coleman, Tracing Visions; de Jessie Montgomery, Divided; e, de Ricardo Herz, Sísifo na cidade grande – o violinista, brasileiro, também participa da apresentação.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Revista CONCERTO Entrevista com Afa Dworkin, por João Luiz Sampaio
Notícias Festival de Música Erudita do Espírito Santo anuncia nova edição, que terá o tempo como tema
Notícias Cultura Artística anuncia temporada internacional 2023 com doze atrações
Notícias Violino assinado por grandes intérpretes será leiloado em prol do Instituto Baccarrelli
Notícias Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen faz concertos com Guido Sant'Anna
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.