Hércules Gomes conduz série sobre história do piano brasileiro

por Redação CONCERTO 20/03/2021

O pianista Hércules Gomes apresenta a partir do dia 23 de março a série virtual Primórdios do Piano Brasileiro. O objetivo é mostrar a presença do instrumento no país a partir do século XIX até o começo do século XX.

É um trajeto que, para o artista, nos leva da origem europeia à tropicalização do instrumento, “que fomentou composições brasileiras eruditas e uma gama ampla de composições populares que são conhecidas e interpretadas até hoje no Brasil e no mundo”.

Idealizado por Gomes e pela produtora Jeanne de Castro, o projeto conta com a participação dos artistas convidados Cristian Budu, Karin Fernandes, Laercio de Freitas, Heloísa Fernandes e Marco Bernardo.

 

Em cada episódio, além da interpretação de obras, os músicos vão conversar com Gomes sobre suas trajetórias e as peças apresentadas. No repertório estarão polcas, lundus, maxixes e choros, em diálogo com os sucessos da música europeia da época, de autores como Schumann, Chopin, Fanny Mendelssohn, Cécile Chaminade e Dvorak. 

Entre os compositores brasileiros estão Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Alexandre Levy, Pe. José Maurício Nunes Garcia, Donga, Anacleto de Medeiros, Joaquim Callado, Henrique Oswald e outros.

O primeiro episódio terá como eixo a obra de Chiquinha Gonzaga; o segundo, as influências da música europeia; o terceiro, Ernesto Nazareth; o quarto foi batizado de Além do piano; o quinto aborda compositores clássicos brasileiros; e o sexto, os Pianeiros.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
 Instituto Baccarelli retoma campanha de doações
Notícias Teatro Colón de Buenos Aires anuncia temporada 2021
Notícias Festival Clássicos no Verde reúne jovens artistas em recitais on-line
Colunistas Crônica de um desmonte anunciado, por Nelson Rubens Kunze

O pianista Hércules Gomes [Divulgação]
O pianista Hércules Gomes [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.