No domingo, 9, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis toca no Teatro Baccarelli. Sob regência do maestro Ira Levin, a orquestra recebe o violinista Robinho Carmo para interpretar o Concerto para violino e a Sinfonia nº 4 de Mendelssohn.
Ira Levin é o novo diretor artístico e regente titular da orquestra. Como maestro, esteve à frente de instituições como o Theatro Municipal de São Paulo, o Teatro Colón de Buenos Aires e a Casa de Ópera de Bremen. Além disso, publicou quarenta trabalhos, incluindo transcrições para piano e orquestrações de obras de Brahms, Liszt e Rachmaninov.
O Concerto para Violino de Mendelssohn foi composto em 1844. A obra foi um presente ao violinista Ferdinand David, Spalla escolhido pelo compositor ao assumir a direção da Orquestra Gewandhaus de Leipzig. Diferentemente da escrita tradicional para concertos, que abre com a orquestra, a peça inicia com o solista e segue por três movimentos interligados.
Para executar a obra, Robinho Carmo revisita a orquestra. Egresso da Orquestra Juvenil Heliópolis e da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, atualmente é membro da Orchestre National de Lyon, na França.
Outro destaque do programa é a Sinfonia nº 4. Conhecida como Italiana, a peça de 1833 foi o resultado da viagem que Mendelssohn realizou ao país. Referências à cultura local ficam evidentes no quarto movimento, que se desenvolve sobre a dança saltarello.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site Concerto
Leia também
Notícias Pianista e compositor Ludovico Einaudi vai se apresentar no Brasil em 2027
Notícias Coleção de discos e apresentações celebram legado de Vadico
Notícias Tan Dun rege a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Entrevista Festival Rio Cello, sob o comando de David Chew, realiza a sua 32ª edição, por Luciana Medeiros
Notícias Filarmônica de Minas Gerais e Guido Sant’Anna tocam em Belo Horizonte
Notícias Ira Levin assume direção artística e regência titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis
Notícias ‘Anel’ com uso de inteligência artificial é vaiado no Festival de Bayreuth
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.